Sociólogo ministra palestra aos alunos do Grêmio Espírita (Foto: Al. Lemos/ Jornal Pelicano).

Na noite da última quarta-feira, dia 26 de agosto, o Grêmio Espírita da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) recebeu, na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), o Sr. Sérgio Luiz Ribeiro.

O tema da palestra foi “As Crises na sociedade” e o convidado sentiu-se bem à vontade de se direcionar aos jovens presentes. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Sr. Sérgio é responsável por trabalhos no Centro Espírita Discípulos de Jesus, localizado no bairro da Tijuca, zona norte da cidade do Rio de Janeiro e é, também, palestrante convidado do programa “Debate na Rio”, da Rádio Rio de Janeiro, a rádio espírita do estado.

Para ele, naquela noite, mesmo que de uma forma diferente, esse sonho se concretizava.

A palestra começou às 1930 com um ambiente que logo se tornou muito harmonioso conforme o palestrante se apresentava e contava o seu antigo sonho de estar na Marinha do Brasil. Para ele, naquela noite, mesmo que de uma forma diferente, esse sonho se concretizava.

Discorrendo sobre as máximas do espiritismo no que tange aos direitos básicos dos seres humanos, o sociólogo relacionou as atuais crises da sociedade e os desequilíbrios que cada um de nós acaba por sofrer durante a vida. Ele também ressaltou o papel dos jovens na sociedade moderna e a importância de terem confiança no futuro e fazerem sua parte.

“é normal termos sede de mudança e querermos lutar contra muitas coisas que consideramos erradas, como a corrupção.”

A Aluna Isabelle Coimbra, membro do Grêmio a quase um ano, afirmou ter aprendido muito sobre as causas da crise e que é importante ter fé e esperança na melhora mundial: “[O palestrante] mostrou-nos que, como jovens, é normal termos sede de mudança e querermos lutar contra muitas coisas que consideramos erradas, como a corrupção.”; Isabelle declarou, ainda, ter saído da palestra com a fé reforçada “em sermos pessoas boas que evoluem através do bem, sendo exemplos para a sociedade e, levando nosso mundo, assim, para uma regeneração moral”.

Ao final, Sérgio renovou os votos de muita paz e esperança, animando a todos presentes sobre a providência divina e ressaltando sempre a importância de ter a juventude em prol do progresso do país. “A importância que tiramos desta palestra é que não podemos ser indivíduos em sociedade sem esperança”, afirmou o Presidente do Grêmio Espírita, Al. Zacarias, ao entregar, junto ao Al. Felipe Gama, o certificado de palestrante do grêmio ao convidado.

“Não podemos ser indivíduos sem esperança.”

“A palestra teve um caráter definitivamente edificador, levando-nos a refletir sobre o que levar de bom de cada passagem de nossas vidas e o que deixar de bom”, comentou o presidente. “Destaco também a profundidade dela com relação a uma crise que hoje estamos enfrentando, nos fazendo refletir sobre nossas próprias atitudes e nosso mérito como parte desta sociedade”, fez questão, ainda, de ressaltar. Pare ele, sempre se deve ser fiel aos próprios objetivos sem, no entanto, “deixar de agir de forma ética em todas as circunstâncias”.

“Gostaria de agradecer a vocês, presentes, ao Grêmio Espírita, especialmente ao Zacarias, o atual dirigente, e ao Felipe por terem me aberto esta oportunidade de ser o primeiro palestrante trazido ao grêmio nesta nova gestão”, declarou o Sr. Sérgio, parabenizando-os por manterem o trabalho vivo com muita determinação e louvor. “Daqui saio com as mais positivas impressões da Marinha Mercante e destes jovens que estarão no futuro representando a nossa nação em prol de um Brasil e de um Mundo melhor.”

“Daqui saio com as mais positivas impressões da Marinha Mercante e destes jovens.”

O palestrante fez ainda questão de estender sua gratidão ao Comando da EFOMM e CIAGA por permitirem e promoverem esses tipos de eventos. Para ele, as religiões reforçam a fé e confiança no futuro e fazem as pessoas pensarem melhor nas consequências das próprias atitudes. “Uma sociedade sem fé e esperança é uma sociedade sem certeza no futuro.”

O grêmio se despediu do senhor Sérgio Luiz com muitos sorrisos e ânimos revigorados. Ficou evidente que a noite daquela quarta-feira fez a semana de todos ali mais leve frente aos desafios da rotina escolar intensa e da saudade de casa.

Confira todas as fotos da palestra em nossa galeria: 

Palestra - Grêmio Espírita