Alunos dos 2º e 3º anos da EFOMM assistem palestra da 2ª Semana da Qualidade de Vida de 2015. (Imagem: Jornal Pelicano)

O Departamento de Saúde do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) organizou, entre os dias 17 e 21 de agosto, a 2ª Semana da Qualidade de Vida de 2015. O evento possui o intuito de complementar a formação dos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) através de palestras ministradas por especialistas no setor. A Semana também dá a oportunidade de alunos voluntários doarem sangue ao banco da Marinha do Brasil.

A segunda-feira, primeiro dia, trouxe a palestra da 1ª Ten (RM2-T) Camila Morgado, que falou sobre a importância da manutenção de hábitos alimentares saudáveis. Discorrendo sobre os diversos tipos nutritivos, ela ressaltou a necessidade de se ter uma alimentação variada, mas com equilíbrio, mantendo tanto a presença de carboidratos quanto de proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. A oficial nutricionista também apresentou o novo conceito de pirâmide alimentar cuja base, agora, são os exercícios físicos.

Oficial nutricionista ministra palestra a alunos dos 2º e 3º anos da EFOMM (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)
Oficial nutricionista ministra palestra a alunos dos 2º e 3º anos da EFOMM (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

Já na terça-feira, segundo dia, o GM (RM2-MD) Vitor Gabriel, ministrou uma palestra sobre sedentarismo, considerada a ‘doença do século’. O maior destaque da discussão foi o modo de ver as consequências e causas de uma vida sedentária: o ciclo vicioso e destrutivo que é gerado na vida da pessoa que sofre desse mal. Doenças que variam de estresse e depressão, à obesidade e câncer são uma dessas consequências. Um exemplo dado na palestra foi do fumante que não é capaz de realizar exercícios físicos e acaba criando, por isso, hábitos sedentários, que aumentam mais ainda suas deficiências.

Além disso, foram apresentados dados estatísticos alarmantes. Até 2020, se prevê que 1/3 da população brasileira seja considerada obesa. O sobrepeso é apenas o começo de uma cadeia de danos a saúde física, como derrames, câncer e doenças cardiovasculares. Em contrapartida, o oficial médico falou sobre a alimentação saudável e ressaltou a importância do exercício físico como soluções para esse problema.

Oficial médico ministra palestra sobre sedentarismo a alunos dos 2º e 3º anos da EFOMM. (Foto: Al. Larissa Cazarim / Jornal Pelicano)
Oficial médico ministra palestra sobre sedentarismo a alunos dos 2º e 3º anos da EFOMM. (Foto: Al. Larissa Cazarim / Jornal Pelicano)

Na quarta-feira, terceiro dia, 70 alunos foram voluntários para doar sangue, incluindo o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço.

1
2
COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica, foi coordenador geral do Jornal Pelicano no ano de 2016.