O Hovercraft, também chamado de aerodeslizador por ser um veículo terrestre suspenso por um colchão de ar, foi inventado pelo engenheiro inglês Sir Christopher Sydney Cockrell em 1954 que através de materiais domésticos descobriu o principio de funcionamento do hovercraft, observando as diferenças de pressão produzida. Depois de muitos testes descobriu-se que a flutuação do hovercraft é melhor com a “saia” de tecido flexível em volta da sua borda para reter o ar.

Esse aerodeslizador é um meio de transporte que tem acesso a vários tipos de terrenos, considerado como um allroad: água, terra, gelo, lama, areia, grama.. São divididos em Anfíbios, Não-Anfíbios e Semi-Anfíbios:

  • Os hovercrafts anfíbios foram criados para resistirem a maiores oscilações de superfície e a grandes inclinações, porém fora da água sofrem um desgaste da saia.
  • Os hovercrafts não-anfíbios foram criados para pequenas inclinações, não sendo usados fora da água pois seus colchões de ar só garantem sustentação para reduzir o arrasto gerado pelas pequenas ondulações provocadas pelo deslocamento da grande massa de ar.
  • Já os hovercrafts semi-anfíbios apresentam tanto configurações aquáticas quanto em terrestres, com melhor desempenho nas nas áreas submersas.

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

Seu princípio de funcionamento se dá por meio de um colchão de ar que dá sustentação para o veículo devido à diferença de pressão que há dentro e fora do colchão (sendo a interna maior que a externa). Para que a sustentação permaneça, é necessário que o colchão de ar seja realimentado constantemente através de motor(es) com hélice(s) ou compressor(es). Os dois principais tipos de propulsão são através de jatos periféricos (o ar fica retido entre a parte rígida e os jatos de ar) e câmara plena (pressão exercida diretamente no solo).

O hovercraft com um só motor retira deste o fluxo de ar para a sustentação e propulsão. Como a maioria dos hovercrafts são anfíbios (andam por fluidos ou pelo solo), eles possuem uma plataforma flutuante para caso ocorra algum imprevisto que danifique o dispositivo de sustentação.

hovercraft1
(Hovercraft monomotor / Google Imagens)

ESTABILIDADE

Um dos grandes fatores para determinar a estabilidade do hovercraft é por meio de qual material usar na saia. Cada saia tem vantanges e desvantagens específicas, além de afetar também a eficiência e o elevador (quantidade de força ascendente que um hovercraft pode gerar levando em conta o colchão de ar que é criado abaixo). A quantidade de sustentação gerada pelo colchão de ar é de suma importância para saber quanto peso ele pode suportar.

É muito importante ter o projeto de como as cargas e os passageiros serão distribuídos na embarcação, para que os cálculos sejam feitos com exatidão podendo garantir a estabilidade e a consequente segurança.

Contribuição: CLC Sidnei Esteves

1 COMENTÁRIO

  1. Só esqueceram de mencionar que foi através de um trabalho que passei para compor a nota, que muitos de vocês tomaram contato com este tipo de embarcação, inclusive assistindo a vídeo elucidativo nas minhas aulas sobre esse meio de transporte altamente utilizado, não só para pessoas e cargas como também para fins militares! Grato e Sds. Mercantes!

Comments are closed.