O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) realizou na tarde de 29 de agosto, o Almoço dos Cem Dias. O evento é comemorado todos os anos cem dias antes da formatura dos alunos do terceiro ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Dentre os convidados, estavam familiares, amigos, oficiais e mestres dos alunos. O Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço, exerceu o papel de anfitrião do Almoço. O Ilmo. Sr. Imediato do CIAGA, CMG (FN) Ferreira, o Ilmo. Sr. Comandante do Corpo de Alunos, CF Gilmar e muitos outros oficiais da EFOMM atenderam à cerimônia.

Os convidados chegaram ainda pela manhã e assistiram a uma palestra, onde o Comandante do CIAGA apresentou dados e discursou sobre a Marinha do Brasil, sobre o CIAGA e sobre a EFOMM, dando destaque à estrutura que o Centro oferece para a Escola, como o apoio ao ensino, as instalações esportivas e o centro de simuladores.

Após a palestra, os visitantes puderam, juntos aos alunos, conhecer o Centro de Instrução e as instalações da Escola. Tiveram acesso às salas de aula, biblioteca, laboratórios de Máquinas e Náutica, simuladores, Grêmios de Máquinas e Náutica, camarotes dos alunos e Grêmio de Vela e Remo.

STRNNA20150829-001JP
Alunos e comandante plantando o pé de jacarandá (Foto: Al. Stephanye, Renata e Natália / Jornal Pelicano)

Simboliza deixar no CIAGA um organismo vivo, que cresça e se desenvolva da mesma forma que os terceiranistas ao longo da carreira.

Ainda durante a manhã, todos se reuniram próximo às salas de aula do bloco Delta para o plantio de uma muda. Os alunos escolheram um jacarandá para representar a turma. O Al. Da Silva, vice-presidente da Comissão de Formatura, discursou brevemente sobre o gesto, que simboliza deixar no CIAGA um organismo vivo, que cresça e se desenvolva da mesma forma que os terceiranistas ao longo da carreira.

Por volta de 1300 alunos e convidados se reuniram no Ginásio Poliesportivo para confraternizar e almoçar. Mas foi após a sobremesa que todos os presentes sentiram, realmente, a proximidade do fim do curso e o clima de despedida, com as palavras ditas no púlpito.

STRNNA20150829-483JP
Comandante-Aluno Erick Nanjara se dirigindo a seus companheiros. (Foto: Al. Stephanye, Renata e Natália / Jornal Pelicano)

O Comandante Aluno Erick Nanjara foi o primeiro a falar. Em seu texto, discorreu sobre a importância da cerimônia para os alunos e familiares, e definiu a sensação da data como uma mescla de alívio e saudade. Mencionou os dezenove dias de adaptação em 2013 e a rotina de primeiranistas, definida pela vibração e amizade da turma. Relembrou momentos marcantes dos três anos vividos na Escola e as realizações dos alunos do terceiro ano, destacando as notas acadêmicas e a administração da Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM).

“postura profissional, lealdade e exemplo para os comandados”

Então o Paraninfo da Turma 2013 CLC José dos Santos Silva, CT (FN) Rodrigo Souza falou, comparando as definições militar e acadêmica de paraninfo. Disse que nunca buscou esse reconhecimento, mas o vê como uma realização. Emocionado, contou sobre o início de sua carreira na Marinha do Brasil e sobre um exemplo que teve enquanto estudava ainda no Colégio Naval. Reencontrou este militar quando embarcou no CIAGA e seguiu os ensinamentos de seu mentor sobre postura profissional, lealdade e exemplo para os comandados. Encerrou com um agradecimento direcionado aos mestres dos cursos de Náutica e Máquinas pelo bom trabalho, e relembrando momentos passados com a turma.

“hoje são alunos, mas em cem dias serão companheiros de profissão”

O mestre Primeiro Oficial de Náutica (1ON) José Ricardo, teve espaço para falar como homenageado dos alunos de Náutica. O oficial parabenizou os terceiranistas pela conquista, mas advertiu que cem dias passam rápido e devem permanecer atentos. Falou sobre o cenário de crise na Marinha Mercante, advertindo que este é um quadro passageiro. Encerrou seu discurso agradecendo aos alunos, especialmente os de Náutica, por tudo o que são e representam para ele, e que hoje são alunos, mas em cem dias serão companheiros de profissão.

Antes de proferir seu próprio discurso, o Exmo. Sr. CAlte Lourenço deu oportunidade aos pais para dizerem algumas palavras.

Cel. (Inf) Naccer, pai da al. Anna Vieira (Foto: Al. Natália, Stephanye e Renata / Jornal Pelicano)
Cel. (Inf) Naccer, pai da Al. Anna Vieira (Foto: Al. Natália, Stephanye e Renata / Jornal Pelicano)

O Sr. Cel. (Inf) Naccer , pai da Al. Anna Vieira, parabenizou os pais dos alunos por cuidar, confortar e cobrar desses e parabenizou os militares por exercerem o mesmo papel na Escola. Congratulou ainda os alunos, por escolherem esta bela carreira.

Sr. Eduardo Mercaldo, pai do Al. Monteiro (Foto: Al. Natália, Stephanye e Renata / Jornal Pelicano)
Sr. Eduardo Mercaldo, pai do Al. Monteiro (Foto: Al. Natália, Stephanye e Renata / Jornal Pelicano)

O Sr. Eduardo Mercaldo, pai do Al. Monteiro, declarou que daqui a trinta anos os alunos se lembrarão disto e serão gratos por tudo, e devem dar valor à carreira. Visivelmente emocionado, agradeceu aos amigos, familiares e todos os envolvidos na formação dos jovens.

Sr. José Augusto, pai da Al. Camila Tomé. (Foto: Al. Natália, Stephanye e Renata / Jornal Pelicano)
Sr. José Augusto, pai da Al. Camila Tomé. (Foto: Al. Natália, Stephanye e Renata / Jornal Pelicano)

“Hoje são sementes e no futuro darão frutos, assim como a árvore que plantaram.”

O Sr. José Augusto, pai da Al. Camila Tomé, congratulou os professores, a instituição e os alunos pela competência. “Hoje são sementes e no futuro darão frutos, assim como a árvore que plantaram”. Ressaltou que os jovens são exemplos de um bom futuro em um país com tantos casos de corrupção.

2ON Bianca, irmã do Al. Álfio. (Foto: Al. Natália, Stephanye e Renata / Jornal Pelicano)
2ON Bianca, irmã do Al. Álfio. (Foto: Al. Natália, Stephanye e Renata / Jornal Pelicano)

A 2ON Bianca, irmã do Al. Álfio, disse que há quatro anos estava ali como aluna, e os alunos não devem desistir de seus sonhos. Por mais que a carreira pudesse ser difícil, devem ser fortes e pensar em seus objetivos. No fim, deu apoio em especial às mulheres.

Sra. Andrea Drumond, mãe da Al. Thais Drumond. (Foto: Al. Natália, Stephanye e Renata / Jornal Pelicano)
Sra. Andrea Drumond, mãe da Al. Thais Drumond. (Foto: Al. Natália, Stephanye e Renata / Jornal Pelicano)

A Sra. Andrea Drumond , mãe da Al. Thais Drumond, mencionou o quanto era importante o momento após todos os anos de esforços das mães e dedicação dos alunos. Destacou que os filhos devem valorizar este momento em família.

CLC Roberto, avô da Al. Elisa. (Foto: Al. Natália, Stephanye e Renata / Jornal Pelicano)
CLC Roberto, avô da Al. Elisa. (Foto: Al. Natália, Stephanye e Renata / Jornal Pelicano)

“testemunho de vida com muita energia”

O CLC Roberto, avô da Al. Elisa, revelou que lhe fazia bem rever o local que o formou em 1959. Aconselhou aos alunos para que façam de sua profissão um “testemunho de vida com muita energia” e finalizou: “Queridos jovens, deem bons exemplos em qualquer empresa que trabalhem e honrem sempre a Marinha Mercante.”

Sr. , pai do Al. Cosmeli. (Foto: Al. Natália, Stephanye e Renata / Jornal Pelicano)
Sr. Alberto, pai do Al. Cosmelli. (Foto: Al. Natália, Stephanye e Renata / Jornal Pelicano)

O Sr. Alberto, pai do Al. Cosmelli, contou que ganhou novos amigos, os amigos de seu filho, nestes três anos juntos. Recomendou aos alunos que façam a diferença, buscando soluções e alternativas, novos caminhos, sem aceitar o caminho mais fácil que é reclamar.

Sra. Deise, mãe do Al. Ticon. (Foto: Al. Natália, Stephanye e Renata / Jornal Pelicano)
Sra. Deise, mãe do Al. Ticon. (Foto: Al. Natália, Stephanye e Renata / Jornal Pelicano)

A Sra. Deise, mãe do Al. Ticon, disse que “adotou” vários alunos da EFOMM durante o tempo de seu filho na Escola, por ter sempre recebido a visita destes em sua casa. Parabenizou todos os alunos pela conquista e confirmou que o pai do Al. Ticon, falecido recentemente, está orgulhoso de seu filho.

O Comandante do Centro então declarou estar agradecido pelo evento, e que os únicos sorrisos que eram maiores do que os dos alunos, eram os dos pais, pois naqueles cem dias a formação dos jovens seria concluída. Agradeceu a presença dos convidados, que acompanharam as dificuldades e decepções dos alunos, assim como a alegria do conhecimento e do seguir em frente. Encerrou a cerimônia declarando estar muito honrado em ter esses alunos, que a meta era melhorar cada dia mais e que juntos alçariam voos cada vez mais altos.

1ON Ricardo, paraninfo da turma. (Foto: Al. Stephanye, Renata e Natália / Jornal Pelicano)
1ON José Ricardo, homenageado da turma de Náutica. (Foto: Al. Stephanye, Renata e Natália / Jornal Pelicano)
“O Almoço é uma tradição da EFOMM e é importante que tenha todos os anos. É uma ocasião muito legal para pais e alunos. Os pais têm orgulho em conhecer a Escola e os filhos têm orgulho em mostrar. Aqui e na formatura os alunos confraternizam pela última vez em algum tempo. É a oportunidade perfeita para juntar os amigos e curtirem a ocasião de despedida.” – 1ON José Ricardo.

Algumas palavras

“Amamos as instalações da EFOMM. Gostamos muito de as conhecer porque é uma preocupação dos pais conhecer o lugar onde os filhos estão. O evento foi maravilhoso, queriamos voltar todos os anos. É uma ocasião de despedida dos alunos, que depois de embarcar não se verão com tanta frequência.” – Sr. Arino Ramos e ‘Dona’ Zeida Knupp Ferreira, pais do Al. Arthur Lemos.

“Fiquei muito bem impressionada com a beleza, limpeza e organização daqui. Fiquei muito orgulhosa. Ver uma organização funcionando tão bem assim renova o amor pela Pátria.” – Sra. Vera, tia da Al. Victória.

“O Almoço dos Cem Dias, ao meu ver, é ainda mais importante que a formatura pelo que ele representa. O dia dos pais é mais importante que meu próprio aniversário pelo que ele representa em termos de orgulho e reconhecimento para a família.” – OSM Cláudio Jesus, professor da EFOMM.

“Estou impressionado com o lugar, porque a estrutura é sensacional, muito boa. Vi as reformas que estão sendo feitas e são excelentes. Isso reforçou a opinião que eu tinha de que a Escola está formando excelentes profissionais, digo isso pelo que vejo no meu filho e seus amigos.” – Sr. José Newton, pai do Al. Rodrigo Teixeira.

Veja aqui as fotos do evento.