O torneio de xadrez, em sua primeira rodada, terminou empatado e foi marcado por bastante tensão, visto que os atletas ainda não conheciam o estilo de jogada uns dos outros. Os confrontos foram os seguintes:

Al. Gabriel Ribeiro (EFOMM) x Al. Leonam (CN) – vitória do Al. Leonam;
Al. Anselmo (EFOMM) x Al. Anderson (CN) – vitória do Al. Anderson;
Al. Arruda (EFOMM) x Al. Sheng (CN) – vitória do Al. Arruda;
Al. Thiago Aguiar (EFOMM) x Al. Manoel (CN) – vitória do Al. Thigo Aguiar.

Ao término da segunda rodada, a disputa continuou empatada, elevando ainda mais a ansiedade dos participantes para a rodada seguinte:

Al. Thiago Aguiar x Al. Sheng – vitória do Al. Thiago Aguiar;
Al. Arruda x Al. Anderson – vitória do Al. Arruda;
Al. Gabriel Ribeiro x Al. Manoel – vitória do Al. Manoel;
Al. Anselmo x Al. Leonam – vitória do Al. Leonam.

Nessa rodada, houve a substituição do aluno Gabriel Ribeiro pelo aluno Salvador para que todos pudessem competir, visto que este era reserva da equipe. A rodada terminou com a equipe do Colégio Naval na dianteira:

Al. Salvador x Al. Sheng – vitória do Al. Sheng;
Al. Thiago Aguiar x Al. Anderson – vitória do Al. Thiago Aguiar;
Al. Arruda x Al. Leonam – vitória do Al. Leonam;
Al. Anselmo x Al. Manoel – vitória do Al. Manoel.

BRNAPFAL20150809-023
Os participantes da competição de xadrez experimentaram a tensão por desconhecer as jogadas principais dos oponentes (Foto: Jornal Pelicano).

A quarta e última rodada consagrou como campeão o Colégio Naval na disputa por equipes. Entretanto, na modalidade individual, Thiago Aguiar obteve o primeiro lugar, trazendo o ouro para EFOMM. Em seguida, Leonam e Arruda ficaram, respectivamente com 2º e 3º lugares:

Al. Salvador x Al. Anderson – vitória do Al. Anderson;
Al. Thiago Aguiar x Al. Leonam – vitória do Al. Thiago Aguiar;
Al. Anselmo x Al. Sheng – vitória do Al. Sheng;
Al. Arruda x Al. Manoel – vitória do Al. Arruda.

Ao término da competição, o aluno Arruda, capitão da equipe da EFOMM, proferiu algumas palavras: “Os atletas não estavam acostumados com uma nova regra que inclui o lance impossível* como vitória para o oponente, o que os deixou um pouco surpresos, visto que nas competições anteriores essa regra não foi utilizada. Além disso, é de grande valia poder participar de competições desse tipo, pois através delas podemos estreitar cada vez mais os laços de camaradagem entre as Escolas. Ademais, apesar das dificuldades, Thiago Aguiar, do 1º ano, mostrou-se capaz de vencer a competição individual, conquistando a medalha de ouro. A equipe de xadrez agradece a oportunidade de representar a Escola nessa modalidade.”

*Lance impossível: jogada na qual o Rei se encontra em situação de risco e o jogador não toma as devidas precauções para protegê-lo.

As fotos da competição de Xadrez estão disponíveis em nosso álbum:

MercNav 2015 - Xadrez