Propulsionado por 10 integrantes e um timoneiro, o remo escaler, que se popularizou no século XIX, com a primeira regata disputada na enseada de Botafogo, foi mais uma das atrações da XXXVIII MercNav. No último dia de competição, torcedores, oficias e professores se reuniram na enseada Batista das Neves, onde treina a equipe do Colégio Naval (CN), em Angra dos Reis.

Na primeira regata, que contou com a categoria Sub-24, o barco Icaraí, representando a equipe da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), encontrava-se na raia de número 1 e o Fogo Sagrado, barco representante do CN, na de número 2. Já na categoria aspirante , os barcos trocaram de raias. A equipe de remo do Colégio Naval venceu as duas regatas.

Em ambas as disputas, os mercantes conseguiram dar o tiro inicial e sustentaram o percurso, mas na hora do sprint (tiro final) os integrantes não mantiveram a voga acelerada e o ritmo caiu notoriamente. Na competição entre os barcos do 2º ano, o Colégio terminou a prova em ritmo de percurso, devido à vantagem de cerca de um barco e meio em relação à equipe mercante. Na segunda regata, o CN não fez uma boa largada, mas mantiveram uma voga rápida do início ao fim e conseguiram passar os competidores da EFOMM; a disputa foi acirrada.

Além de já estarem familiarizados com o local da regata, o Sgt. Serlo, responsável pela equipe de Remo do Colégio Naval, disse que o sucesso da equipe se deve aos treinos (que ocorrem de segunda à quinta, durante 50 minutos) e à disciplina de seus atletas. Destacou também que os alunos não saem um dia antes das regatas: “Ontem estavam todos dispensados… Eles poderiam sair, beber e perder noite de sono, mas ficaram pois sabem que por causa de um, todo o barco pode ser comprometido; eles têm compromisso com a equipe”.

A equipe da EFOMM treina durante o treinamento físico militar (TFM) e concilia reforço muscular com treinos nas embarcações. Além de algumas problemáticas enfrentadas pelo Grêmio de Vela e Remo, vale lembrar que muitos alunos da Escola nunca competiram na enseada Batista das Neves, o que desfavoreceu a equipe na competição. Porém, a regata foi de grande valia para a apresentação do local, entrosamento da equipe e exercício para futuras competições.