A Orientação é uma modalidade esportiva recente, onde a natureza é o campo de jogo. Dotado apenas de bússola e mapa topográfico detalhado, o atleta deve avaliar o terreno e possuir sabedoria, resistência e coordenação para identificar os prismas destacados no mapa e correr para marcar o cartão de controle no menor tempo possível. Passar por todos os pontos, marcar corretamente o cartão e preservar a natureza são as regras básicas do esporte. A modalidade utilizada na competição entre as Escolas foi a pedestre, e o terreno, o próprio Colégio Naval.

Participaram da corrida 15 atletas (7 da EFOMM e 8 do CN). O CIAGA contou os alunos Elison Neves, Santini, Lucas Souza, Ian Lage e Marcio como competidores oficiais e Bustamante e Santos, como reservas. Na equipe oficial do Colégio Naval, estavam os alunos Vitor Santos, Daniel Viana, Vitor, Filtelman e Barros; os alunos Eduardo e Tolentino eram os reservas e André Silva correu como avulso (apenas por experiência).

Apesar de parecer simples, escolher a melhor rota exige habilidades, como leitura precisa do mapa, uso correto da bússola, concentração numa situação de tensão, decisão rápida e corrida na natureza, que na maioria das vezes apresenta imprevistos, como diferentes tipos de vegetação, rios, poças, lamas… Apesar de não estar em terreno próprio, a equipe mercante se destacou na Orientação e conquistou a 1ª, 2ª, 4ª, 5ª e 6ª colocações, levando o ouro na modalidade.

A equipe da EFOMM encontra-se sob o comando do mestre Marcos, que aplica aulas de corrida, natação, ioga e ginástica durante o Treinamento Físico Militar (TFM) dos alunos. Além de focar nas competições, o mestre busca prepará-los para o Teste de Aptidão Física (TAF) que ocorre semestralmente, trabalhando também para que seus alunos tenham satisfação na equipe; por isso, realiza atividade fora do Centro de Instrução, permitindo que seus atletas se descontraiam e treinem com maior prazer. O Centro de Educação Física Adalberto Nunes (CEFAN) possui ligação interna com o CIAGA, e a Orientação normalmente utiliza seu espaço para treinar durante o TFM.

As fotos da disputa na Orientação podem ser conferidas em nosso álbum:

MercNav 2015 - Orientação