As torcidas da Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante (EFOMM) e do Colégio Naval (CN) mostraram-se entusiasmadas, logo cedo, na ensolarada manhã que iluminava a Enseada João Batista das Neves. O Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, C Alte Gilberto Cezar Lourenço, o Ilmo. Sr. Comandante do Colégio Naval, CMG Guilherme, e os Comandantes dos Corpos de Alunos de ambas as Instituições, além de oficiais e civis, acompanharam o dia de competições.

A primeira prova disputada foi 50 metros nado costas, com os seguintes alunos: Cossatis (EFOMM), Baur (CN), Felipe Praça (EFOMM) e Brandão (CN). O vencedor foi o Aluno Baur, do Colégio Naval, com um tempo de 32’’44’’’, seguido de Felipe Praça (32’’54’’’) e Cossatis (33’’21’’’).

A segunda prova da manhã foram os 50 metros nado peito, que contou com a participação dos alunos Eduardo (EFOMM), Brandão (CN), Guerra (EFOMM), Caruzo (CN), Furlanetto (EFOMM) e Luan (CN). Essa prova foi marcada pelo um equilíbrio, desde o início da disputa, entre os Alunos Guerra e Caruzo. O vencedor foi o Aluno Caruzo (35’’61’’’), ficando os alunos Guerra (35’’65’’’) e Brandão (38’’40’’’) em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

BRNAPFAL20150808-012
Os alunos Guerra e Caruzo disputaram acirradamente a vitória nos 50 metros nado peito (Foto: Jornal Pelicano).

Após a segunda prova, ocorreu a premiação dos 50 metros nado costas feita pelo Comandante do CIAGA, que parabenizou os competidores.

A terceira prova foi o revezamento 4×50 metros nado livre. A equipe da EFOMM foi representada pelos alunos Nathan Brasil, Felipe Praça, Guerra e Cossatis. O Colégio Naval foi representado pelos alunos Caruzo, Matheus, José Maia e Pedro Conceição. O time do CIAGA sagrou-se campeão com a marca de 1’48’’51’’’, tendo o time de Angra obtido o tempo de 1’53’’29’’’.

A premiação da segunda prova foi feita pelo CMG Guilherme e pelo C Alte Lourenço, após o término do revezamento 4×50 metros.

A quarta prova realizada, os 50 metros borboleta, teve a participação dos alunos Miguel (CN), Yuri (EFOMM), Almeida (CN), Nathan Brasil (EFOMM) e Tavares (EFOMM). Nessa prova, um dos alunos conquistou o primeiro lugar, mas foi desclassificado por comemoração efusiva. Dessa forma, o vencedor da prova passou a ser o aluno Yuri (31’’04’’’), seguido de Nathan Brasil (31”18’’’) e Miguel (32’’84’’’).

A premiação da terceira prova foi realizada novamente pelo Comandante do CIAGA, dessa vez acompanhado pelo Comandante do Colégio Naval.

BRNAPFAL20150808-010
Aluno Guerra, da EFOMM, na disputa da prova dos 50 metros nado peito (Foto: Jornal Pelicano).

A quinta prova realizada foram os 50 metros crawl, com a participação dos alunos Saraiva (EFOMM), Baur (CN), Felipe Praça (EFOMM), Pedro Conceição (CN), Ramirez (EFOMM) e Matheus (CN). Após uma prova bem disputada, o Aluno Baur sagrou-se campeão (26”49’’’), seguido de Felipe Praça (26”67’’’) e Pedro Conceição (27’’07’’’).

Após o término desta prova, o Comandante do Corpo de Alunos da EFOMM, CF Gilmar fez a entrega das medalhas da quarta prova realizada, o 50 metros borboleta.

A última disputa realizada na manhã de sábado foi o revezamento 4×50 metros, 4 estilos, que contou com a participação dos alunos Baur, Caruzo, Almeida e Pedro Conceição, representando o Colégio Naval, e dos alunos Cossatis, Guerra, Yuri e Nathan Brasil pela equipe da EFOMM. Ao final da prova, a equipe vitoriosa foi a de Angra dos Reis.

A entrega das medalhas do 50 metros crawl foi feita pelo Imediato do Colégio Naval, o Ilmo. Sr. CF Lima Júnior e pelo Comandante do CIAGA.

Após o encerramento da competição, o Almirante Lourenço proferiu algumas palavras em agradecimento à presença dos pais alunos, parabenizando os atletas pela bela competição proporcionada. O Comandante mencionou ainda o que se sucedeu com o aluno desclassificado, garantindo que, apesar do ocorrido, receberia a medalha, mas que a situação lhe servisse de aprendizado.

O Aluno Baur, do Colégio Naval, ao ser entrevistado, disse que a competição é importante para compartilhar as experiências entre as Escolas, sendo também um incentivo para a NAE, jogos esportivos disputados entre o Colégio Naval, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr).

O Aluno Guerra, da EFOMM, disse que a equipe deu o seu melhor, apesar do tempo disponível para treinar, enfatizando a união do time e o fortalecimento da integração entre os alunos de ambas as Escolas.

A professora Viviane Ramos, da equipe de natação, declarou em entrevista que, independentemente do resultado, se sentia vencedora e lisonjeada por treinar a equipe da EFOMM e por participar da MercNav.

As fotos da competição de Natação podem ser conferidas em nosso álbum:

MercNav 2015 - Natação