Processo Seletvo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante em 2016. (Imagem: Jornal Pelicano)

Na manhã desta quarta-feira, dia 19 de agosto, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), Órgão coordenador e executor do Processo Seletivo de Admissão à Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante (EFOMM) em 2016, disponibilizou o gabarito definitivo das provas de Português, Inglês, Matemática e Física, no site oficial do certame.

Em relação ao gabarito preliminar, divulgado no dia 3 deste mês, apenas 2 questões tiveram suas respostas alteradas.

Na prova de Inglês, a alternativa considerada correta no gabarito definitivo para a questão número 7 do modelo branco – 10 do modelo verde, 19 do azul e 12 do amarelo – passou a ser a de letra C. Já na prova de Português, no gabarito definitivo, a alternativa considerada como resposta certa da 38ª questão também do modelo branco – 31ª questão do verde, 38ª do azul e 30ª do amarelo – passou a ser a de letra B.

Não houveram alterações nos gabaritos das provas de Matemática e Física.

A próxima etapa do concurso, de Seleção Psicofísica, está prevista para ocorrer a partir do dia 21 de setembro. A lista dos candidatos convocados para essa etapa bem como os grupos, datas, horários e locais onde deverão comparecer será divulgada já a partir do dia 1 de setembro, no site do CIAGA, de acordo com o previsto em Edital.

 

Pouco mais de 9000 candidatos realizaram as provas nos dias 1 e 2 de setembro. Na ocasião, a maior parte relatou ter sentido dificuldade nos exames de Inglês e Física, mas elogiaram a preocupação da organização em garantir a isonomia do certame, com amplas medidas como inspeção com detector de metais. Alunos da EFOMM estiveram diretamente envolvidos no evento.

O Processo Seletivo visa selecionar jovens, entre 17 e 23 anos, brasileiros natos, para o preenchimento de 395 vagas da EFOMM, sendo 230 para o CIAGA, localizado na cidade do Rio de  Janeiro, e 165 para o Centro de Instrução Almirante Braz de  Aguiar, em Belém do Pará. O Período de Inscrições se encerrou no dia 18 de junho.

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.