No dia 27 de agosto, o Grêmio de Vela e Remo (GVR) da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) promoveu, no Auditório Almirante Newton Braga, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) o evento de lançamento da 43ª Regata CIAGA. O velejador e campeão olímpico, Torben Grael, participou do evento, que foi presidido pelo Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço.

Veja Grêmio de Vela da EFOMM realiza lançamento da 43ª Regata CIAGA

A abertura do evento deu-se com o canto do Hino Nacional, sublime símbolo do patriotismo exercido pelos velejadores brasileiros que mundo afora bem representam nossa nação. Uma nação que, como foi explicitado pelo texto escrito pelo aluno Jonas, do primeiro ano, foi descoberta por velejadores.

Alunos e convidados cantam Hino Nacional Brasileiro na Cerimônia de Lançament da 43ª Regata CIAGA. (Imagem: Jornal Pelicano)
Alunos e convidados cantam Hino Nacional Brasileiro na Cerimônia de Lançament da 43ª Regata CIAGA. (Imagem: Jornal Pelicano)

Em seu texto de abertura, Jonas ainda citou a própria história da vela, que remete ao início das primeiras atividades comerciais da humanidade. Ele ressaltou que, mesmo com o duro golpe que o tipo de embarcação sofreu com a invenção da máquina a vapor, os veleiros ainda perduram até hoje na forma de um esporte amplamente difundido pelo mundo.

O campeão olímpico Torben Grael

Ao término da breve introdução lida pela vogal da cerimônia, foi chamado ao palco o famoso e renomado velejador Torben Grael. Dono de inúmeras medalhas e responsável por diversas conquistas, Torben dividiu com os alunos dos três anos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) algumas de suas experiências de vida. Falou não apenas de sua infância e trajetória, mas também dos desafios que a vida no mar oferece. Em clima de descontração, revelou que por um curto período de tempo fez parte da tripulação do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), quando, então, participara do concorrido concurso para prático.

Velejador campeão olímpico Torben Grael participa de lançamento da 43ª Regata CIAGA. (Foto: Al. Francesquetto / Jornal Pelicano)
Velejador canpeão olímpico Torben Grael participa de lançamento da 43ª Regata CIAGA. (Foto: Al. Francesquetto / Jornal Pelicano)

Na plateia, estava o Ilmo. Sr. CMG Montes, quem proporcionou a vinda do renomado convidado. As 3SG Juliana Senfft e Gabriela Nicolino, ambas atletas de vela apoiadas pela Marinha do Brasil, na Campanha Olímpica de 2016, também abrilhantaram o evento.

Os alunos foram transportados um pouco para o ambiente desafiador que apenas velejadores conhecem: os dias a bordo de um veleiro, relativamente pequeno, se não assustam pela sensação de claustrofobia, espantam pela dificuldade de se lidar com outras pessoas por semanas em um ambiente onde se exige constante atenção e zelo, como revelou o velejador campeão.

Torben Grael conta algumas de suas experiências a Alunos da EFOMM. (Foto: Al. Carolina Santana / Jornal Pelicano)
Torben Grael conta algumas de suas experiências a Alunos da EFOMM. (Foto: Al. Carolina Santana / Jornal Pelicano)

O mais velho dos três irmãos Grael, que se considera um perfeccionista quando em competição, diz que coloca em prática tudo aquilo que herdou de seus avós maternos – experientes na arte de manejar a vela e dominar os ventos – sempre que se lança ao mar, não só para manter-se no ápice de suas habilidades, mas também para incentivar seus companheiros de barco.

Em determinado momento, Torben foi perguntado sobre as implicações que tiveram em sua vida as consequências do acidente que seu irmão, Lars Grael, sofrera e que quase o impossibilitara de velejar. Sem muito pensar, Torben afirmou que chegou, sim, a temer que este desistisse do mar, devido ao trauma sofrido e que se surpreendeu, porque Lars demonstrou ainda mais empolgação, principalmente, após receber de presente o barco Marga, herança do avô, da extinta classe 6m.

Arguido sobre o que esperava dos atletas brasileiros nas Olímpíadas de 2016, Torben afirmou estar otimista e esperar, com certeza, medalhas dos futuros velejadores do país.

Distintivo da Ordem dos Veleiros

Não por menos, a noite foi também escolhida para se realizar a entrega dos distintivos da Ordem dos Veleiros do Grêmio de Vela e Remo da EFOMM aos seus novos integrantes.

Receberam as comendas do Grau de Marinheiro, o Chefe do Departamento de Formação Marinheira, CT Fabiano e o Guarda Marinha representante do Colégio Naval.

GVREFOMM concede distintivo da Ordem dos Veleiros. (Imagem: Jornal Pelicano)
GVREFOMM concede distintivo da Ordem dos Veleiros. (Imagem: Jornal Pelicano)

As comendas do Grau de Capitão foram dadas ao Comandante do Corpo de Alunos, CF Gilmar e ao próprio Atleta Olímpico Torben Grael.

Por fim, o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço, recebeu a comenda do Grau de Comandante da Ordem dos Veleiros do GVREFOMM.

Ao término do evento, atletas, autoridades e alunos velejadores tiveram a oportunidade de se integrar em um coquetel oferecido nos salões do bloco de comando da Organização Militar.

Confira as imagens do evento na galeria abaixo:Lançamento 43ª Regata CIAGA


Fotografia: Alunos Calorina Santana, Francesquetto, Natália e Alessandro.
Texto: Alunos Márcio e Colares

COMPARTILHAR
Aluno do terceiro ano de Náutica, atualmente é o Vice-Presidente do Jornal Pelicano.