Para disputar o jogo de Basquete, ambas as equipes fizeram uma intensa preparação, diante de uma animada torcida, que vibrava a cada lance. O Colégio Naval marcou os primeiros pontos do jogo, abrindo 4×0, mas, logo em seguida, o aluno Galvão conseguiu um belo arremesso e deixou 3 pontos para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). A primeira substituição feita pelo time de Olaria foi a troca do aluno Kumer pelo aluno Klein; esse período teve ainda a importante participação do mercante Pedro Henrique, como maior pontuador. O primeiro quarto de jogo encerrou-se com um placar de 10×5 para o time do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA).

O início do segundo período reafirmou o brilhantismo de alguns jogadores da EFOMM, como os alunos Alejandro (boliviano), realizando um belo trabalho de pivô, Dutra, mostrando agilidade nos primeiros contra-ataques, e Klein, que foi de suma importância nos rebotes. O time do CIAGA abriu uma boa vantagem e fechou o segundo quarto em 30×17.

BRNAPFAL20150808-019
O time da EFOMM, em noite inspirada, vence a equipe do Colégio Naval (Foto: Jornal Pelicano).

No começo do terceiro quarto de jogo, o time de Olaria se mostrava tranquilo e confiante, especialmente após o aluno Paulo Sargento fazer seu primeiro ponto na partida através de um belo arremesso de fora da linha dos 3. Mesmo com alguns lances individuais habilidosos, o time do Colégio Naval não conseguiu derrotar a equipe da EFOMM, que fechou o terceiro período com o placar de 55×30.

No último quarto, a EFOMM seguiu abrindo larga vantagem dos 66 aos 70 pontos. Destacaram-se neste período, novamente, os alunos Klein, roubando bolas e ligando a defesa ao ataque, Dutra, jogando com tranquilidade e estilo, Jonnathan Oliveira, fazendo arremessos de longa distância e conduzindo o time com propriedade, e Pedro Henrique, que atravessava toda a quadra mantendo a posse de bola com habilidade invejável, obtendo pontos para o time do CIAGA. O jogo terminou com a equipe da EFOMM sagrando-se campeã através de um elástico placar de 70×34.

Equipe de Olaria comemora a vitória sobre a Escola Naval (Foto: Jornal Pelicano).
Equipe de Olaria comemora a vitória sobre a Escola Naval (Foto: Jornal Pelicano).

A entrega das medalhas foi feita pelo Almirante Lourenço, que também cumprimentou os alunos da equipe do Colégio Naval pela vibração e espírito de corpo demonstrado ao longo da partida.

O aluno Rodrigues Silva, do Colégio Naval, ao ser entrevistado, disse que o time da EFOMM jogou bem e mereceu a vitória, ressaltando também a importância da competição como preparo para outros eventos.

O Aluno Yohan da EFOMM, aniversariante do dia, ao conceder entrevista, declarou que a partida foi muito boa, fortaleceu a união do time e fez valer a dedicação nos treinamentos. Ele fez menção ainda ao fato de abdicar de estar com sua família em casa, no dia de seu aniversário, em prol da competição, afirmando que todo o esforço e a dedicação fizeram valer a pena.

Confira as fotos da competição de Basquete em nosso álbum:

 MercNav 2015 - Basquete