A primeira prova disputada foi o lançamento de dardo e os representantes da EFOMM eram os alunos Veloso e Pavani, enquanto os do Colégio Naval eram os alunos Douglas, Lenderson e Caio Fábio. Após alguns arremessos, o aluno Veloso conseguiu a incrível marca de 47,8 metros sagrando-se campeão, seguido de Douglas com 44,06 metros e Lenderson com 41,56 metros.

Dardo
Disputa nos lançamentos de dardos (Imagem: Jornal Pelicano).

Em seguida, a prova dos 100 metros rasos contou com a participação dos alunos Gabriel Inácio (EFOMM) – raia 1 -, Chaves Barbosa (CN) – raia 2 -, Nicacio (EFOMM) – raia 3 -, López (CN) – raia 4 -, Da Silva (EFOMM) – raia 5 – e Quirino (CN) – raia 6. O aluno Chaves Barbosa fez ótima apresentação e venceu a prova com o tempo de 11’’33’’’, seguido de López (11’’54’’’) e Nicacio (11’’74’’’).

A terceira prova foi a dos 3000 metros rasos, representada pelos alunos Carlos Souza e Victor Hugo, da EFOMM, e os alunos Correia, Crespo e Lima Júnior, do Colégio Naval. Essa disputa foi bem equilibrada até a última volta, quando os alunos Carlos Souza e Correia protagonizaram uma surpreendente disputa pelo primeiro lugar. O campeão acabou sendo o aluno cabo-verdeano Carlos Souza com o tempo de 10’8’’39’’’, seguido de Correia (10’8’’67’’’) e Crespo (10’27’’).

O genuíno esforço do aluno cabo-verdeano Carlos Souza, da EFOMM, na chegada da prova de 3000 metros (Foto: Jornal Pelicano).
O genuíno esforço do aluno cabo-verdeano Carlos Souza, da EFOMM, na chegada da prova de 3000 metros (Foto: Jornal Pelicano).

O arremesso de peso contou com a participação dos alunos Solidário, Vollmers e Filipe, representando a EFOMM, bem como os alunos Lanzillotta, Renan Soares e Evandro representando o Colégio Naval. O campeão foi o aluno Solidário, que obteve a ótima marca de 13,21 metros, seguido de Lanzillotta com 11,62 metros e Vollmers com 11,02 metros.

No salto em distância, os alunos Pedro Chafin, Braveheart, Marlon e Chafin representaram o Colégio Naval, sendo o aluno Yago representante da EFOMM, de maneira inesperada, pois os escalados para a prova não competiram por motivos médicos. O campeão da disputa foi o aluno Chafin, com a marca de 6,15 metros, seguido de Yago que, mesmo não sendo titular da prova, conseguiu um belo salto de 5,5 metros, garantindo o segundo lugar para a EFOMM. O terceiro lugar ficou com Marlon, o qual saltou 5,43 metros.

BRNAPFAL20150808-016
O Al. Yago foi escolhido inesperadamente para representar a EFOMM e se destacou na competição com a medalha de prata (Foto: Jornal Pelicano).

No salto em altura, a EFOMM foi representada pelos alunos Carlos e Márcio e o Colégio Naval pelos alunos Walnir, Pedro Chafin e Bruno Vieira. O vencedor da prova foi o aluno Walnir, com a marca de 1,71 metros, seguido de Márcio com 1,68 metros e Carlos com 1,5 metros.

A penúltima prova disputada foram os 400 metros rasos, com a participação dos alunos Samuel, Rodarte e Jean, do Colégio Naval, e dos alunos Fortes e Guerra, da EFOMM. O campeão, após disputa acirrada, foi o aluno Rodarte (58’’22’’’), seguido de Jean (58’’70’’’) e Samuel (58’’84’’’).

Para encerrar o atletismo, o revezamento dos 4×100 metros contou, como representantes da EFOMM, com os alunos Guilherme Rolim, Da Silva, Nicacio e Yago, embora houvesse uma equipe da Escola disputando a prova de forma independente, composta pelos alunos Veloso, Gabriel, Sanchez e Diego; pelo Colégio Naval, competiram os alunos Jairo, Adolfo, Quirino e López. Essa prova ficou marcada por erros de passagem do bastão de ambas as equipes, implicando na desclassificação de ambas, não tendo, portanto, um campeão definido.

A recompensa

A entrega das medalhas das provas foi realizada pelo Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, C Alte (CA) Gilberto Cezar Lourenço, pelo Ilmo. Sr. Comandante do Colégio Naval, CMG Guilherme e professores convidados. A disputa no Atletismo terminou com o Colégio Naval campeão, somando um total de 104 pontos.

Apesar do nervosismo e da competição ter sido muito acirrada, na 4ª tentativa consegui me superar

O Aluno Veloso, do 2º ano da EFOMM, ao ser entrevistado, declarou que ficou muito feliz com seu resultado. “Apesar do nervosismo e da competição ter sido muito acirrada, na 4ª tentativa consegui me superar”. Destacou também a importância desse evento, pois a disputa trouxe o atletismo da EFOMM novamente para o âmbito das competições e, acima de tudo, promoveu um contato maior entre os alunos das duas Escolas de Formação.

Confira todas as fotos do atletismo em nosso álbum:

 MercNav 2015 - Atletismo