O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), órgão coordenador e executor do Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) em 2016, divulgou na manhã dessa terça-feira, dia 21 de julho, os locais de realização dos Exames de Conhecimento do concurso. As relações nominais para candidatos da região do 1º Distrito Naval e demais localidades encontra-se disponível no site oficial do certame.

Candidatos do 1º Distrito Naval,  seguindo ordem alfabética, a partir de “Abdiel Braga da Silva” a “Quezia de Jesus Araújo” realizarão as provas no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), situado na Avenida Brasil, nº 10946, bairro da Penha, na cidade do Rio de Janeiro. Já os candidatos, também em ordem alfabética, a partir de “Rachel Ferreira Borges” a “Yves Marques de Oliveira” realizarão as provas no próprio CIAGA, situado, também, na Avenida Brasil, mas ao nº 9020, no bairro de Olaria.

A lista com a relação nominal das localidades de realização dos Exames dos candidatos que residem fora da área de abrangência do 1º Distrito Naval, também, encontra-se disponível neste link.

Orientações

Os candidatos devem atentar-se ao horário de abertura e fechamento dos portões. Pontualmente, às 0730 do horário de Brasília, o acesso às localidades será liberado, tanto no 1º quanto no 2º dia de provas. Em ambos os dias, os portões serão fechados, rigorosamente, às 0830 do horário de Brasília. Os candidatos que chegarem atrasado não poderão adentrar o local, independente do motivo e serão excluídos do Processo Seletivo, conforme previsto no Edital do concurso.

Deve-se atentar, também, à posse de documentos de identificação originais válidos (ítem 8.2 do Edital), com fotografia atualizada e legíveis. Não serão aceitos como documento de identificação cópias ainda que autenticadas, certidão de nascimento, CPF, título de eleitor, carteira de habilitação sem foto, entre outros (ítem 8.3). No caso de perda, roubo ou furto em até 30 dias antes do dia da prova,  o candidato deverá apresentar boletim de ocorrência e realizar a coleta de digitais e assinaturas.

Aqueles que forem realizar a prova em Organizações Militares devem observar o trajar de roupas adequadas. Não será permitida a entrada de candidatos vestindo camisetas sem manga e bermudas.

 

A 1ª Etapa, de Exame de Conhecimentos, acontecerá no final de semana dos dias 1 e 2 de agosto com as provas de Português, Inglês e Redação sendo aplicadas no 1º dia e de Matemática e Física, no 2º dia. As inscrições foram encerradas no dia 18 de junho.

O Processo Seletivo pretende selecionar jovens brasileiros entre 17 e 23 anos para 395 vagas na EFOMM – 230 vagas para o CIAGA, na cidade do Rio de Janeiro, e 165 para o Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (CIABA), em Belém do Pará.

 

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.