Al. Paulo Renato, do segundo ano, iça bandeira de Cabo Verde. (Foto: Al. Nunes Alves / Jornal Pelicano)

Na tarde do dia 14 de julho, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) em celebração ao Dia Nacional de Cabo Verde, hasteou a bandeira desta nação africana à verga de boreste de seu mastro principal. Os alunos cabo-verdianos, da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), Paulo Renato, Stiven, Carlos Sousa, Péricles e Marcos compuseram, eles mesmos, o cerimonial. A data é, oficialmente, comemorada em 5 de Julho, dia em que o país alcançou a independência de Portugal, no ano de 1975.

O Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte (CA) Gilberto Cezar Lourenço presidiu a cerimônia acompanhado pelo Ilmo. Sr. Comandante do Corpo de Alunos, CF (CA) Gilmar, demais oficiais da Organização Militar (OM) e da EFOMM. O Corpo de Oficiais, a Guarnição do CIAGA e o Corpo de Alunos compuseram a formatura.

Corpo de Alunos participa de cerimonial. (Foto: AL. Nunes Alves / Jornal Pelicano)
Corpo de Alunos participa de cerimonial. (Foto: AL. Nunes Alves / Jornal Pelicano)

Ao início da Cerimonia, após expressa autorização do Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, o primeiro-anista Carlos Sousa realizou uma breve leitura de um texto escrito pelos próprios alunos cabo-verdianos que continha informações sobre a cultura, geografia, economia, política e história do Estado africano. Em seguida, o Aluno cabo-verdiano mais antigo, Paulo Renato, do segundo ano de náutica, içou no mastro do Pátio da Bandeira o Pavilhão Nacional de Cabo Verde, enquanto a banda do CIAGA executava o Hino do país. Os alunos africanos entoavam fortemente cada palavra, nitidamente emocionados. A bandeira permaneceria hasteada até o pôr do sol do dia seguinte, na OM brasileira.

Para encerrar a celebração, o CAlte (CA) Lourenço discursou brevemente ao Corpo de Alunos. Ele ressaltou a importância do ato como conforto aos alunos estrangeiros que estão, alguns, por mais de 7 meses longe de suas pátrias para estudar. “É muito gratificante o Comando pensar em nós, isso nos deixa felizes. Comemorar a independência significa muito pra nossa população, após séculos como colônia de Portugal” afirmou o Al Marcos. Para o aluno Péricles, ‘cantar o seu hino nacional, celebrar a sua cultura e ver seu país representado é gratificante’. “Ficamos honrados por todo o Corpo de Alunos se reunir para participar da cerimônia”, declarou.

O governo brasileiro busca estreitar as relações internacionais com nações em destaque ou potencial no setor mercante. Todo ano são disponibilizadas vagas para estrangeiros de nações amigas. Ao longo da sua história, a EFOMM já formou diversos oficiais de países da América do Sul e África. Atualmente, além de Cabo Verde, estudam na Escola alunos do Equador e Bolívia.

 

Clique neste link para ver mais fotos do evento.