O Calendário Esportivo do 1º Semestre da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) fechou com as competições voltadas para o grêmio de vela e remo. Na Regata a Vela DPC, duas embarcações Escaler e um J foram consagrados com ouro, prata e bronze.

Regata a Vela DPC

A EFOMM veio muito bem representada na Regata em Icaraí. Nossa “frota” era composta por 6 embarcações, destacando a “Nau Capitânia”, o J24 Pioneiro, na qual estavam a bordo o Comodoro Luiz Ferreira e a Vice-Comodoro Thamires, juntos aos alunos Iago Machado e Sampaio (1º ano) e Luiza Nascimento (2º ano), e também o Comandante do CIAGA, o Exmo. Sr. C. Alte. Gilberto Cezar Lourenço, que se juntou aos nossos atletas após o fim da Regata a Remo com uma entrada digna de nota: em uma lancha do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), cruzando entre as velas dos competidores.

Os repórteres que acompanhavam a competição tiveram a honra de estar ao lado dos nossos atletas durante a prova. O Al. Lemos e o Al.Colares, respectivamente, estavam a bordo do Escaler CIAGA-16, comandado pela Oficial Aluna Andressa Ferraz, e CIAGA-17, pelo próprio Mestre da Vela Abreu.

Não é possível afirmar, mas talvez pelo fato de nosso Comandante estar presente, o dia estava com Mar de Almirante. Infelizmente, isso nem sempre é favorável em uma Regata a Vela. Pelo menos para o Escaler, uma embarcação com pouca mobilidade comparada às outras, o maior desafio da prova foi posicionar a vela para poder se mover o mais rápido possível e assim completar as duas voltas na baía.

Nesta categoria estavam competindo os dois escalares mercantes e a embarcação da Escola Naval, Paula, um velho e conhecido adversário da EFOMM. Na largada, quem saiu melhor foram os próprios, seguidos pelo CIAGA-16 e depois o CIAGA-17 e assim permaneceu até o fim da regata.

No CIAGA-17, as tarefas eram incumbidas pelo Mestre Abreu, que estava ao leme. O aluno Yves Martins (2º ano) permaneceu na vela Grande durante todo o percurso, e os alunos Sérgio Mesquita (2º ano), Maria Catharina (1º ano), Francinny e Felipe Souza (3º ano) se revezavam na Buja. Os atletas demonstraram habilidade quando sincronizavam os movimentos de adernar o barco e de puxar ou soltar a vela, atenção ao vento que rondava muito na cadeia de montanha ao redor da baía, e perseverança nas 5 horas de travessia.

No CIAGA-16, além do privilegiado repórter, haviam, ao leme, a experiente Andressa Ferraz (que ao superar seu mestre só trouxe mais orgulho a este) e o novato Gabriel Ribeiro (2º ano), que mostrou muita destreza em sua primeira regata. A embarcação também era tripulada pelos alunos Álvaro Contente, Timóteo Mata e Christiane Sanchez, todos do 2º ano, e os dois primeiro anistas Marques e Francisco. O relato do repórter Lemos esclareceu a experiência: “O que era um trabalho se tornou um dia inteiro de mar com muito aprendizado e diversão. Acompanhei de perto as manobras do CIAGA-16 e ainda tive o prazer de ver o barco chegar em 2º lugar na categoria. Entendi melhor a paixão dos alunos da vela pelo esporte, é realmente dinâmico e realizador, todos deveriam velejar ao menos umas 100 vezes na vida”.

Com a chegada do fim do dia, as outras embarcações voltavam de suas respectivas travessias. Vale destacar

DCIM114GOPRO
Escaler CIAGA-17 recolhendo as velas após a competição. (Foto: Al. Lemos/ Jornal Pelicano)

o J24 Aquarius, tripulado pelos alunos Quintino, Ismael Lopes, Millani e Nara do 2º ano, e Luis Viera do 1º, que conseguiram o ouro, e o Regatinha Velamar 22, tripulado apenas por primeiro anistas (Ramon, Mello, Carlos Roberto, Morandini e Jonas Gomes). O último a atracar foi o Sirius Ranger 22, tripulado pelos alunos Victor Costa no 3º ano, Lapa, Rangel, Mac Cormick e Saldanha do 2º, que infelizmente não foi capaz de completar a prova devido a um erro na rota que tomaram.

 

O 1º Semestre do Calendário Esportivo da EFOMM com certeza teve um saldo positivo, satisfazendo atletas e mestres, tanto pelas oportunidades quanto pelos resultados. Continue a par dos eventos na rotina de nossos alunos, através do Jornal Pelicano.

ST20150613-025JP
Atletas da Equipe de Vela posam para foto na 70a Regata a Vela Escola Naval. (Foto: Al. Sebastian / Jornal Pelicano)

Você pode conferir a galeria de fotos do evento aqui:

Fotos: Al. Alcoforado, Al. Alessandro, Al. Lemos, Al. Colares e Al. Sebastian

Texto: Al. Larissa Cazarim, Al. Lemos, Al. Colares

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica, foi coordenador geral do Jornal Pelicano no ano de 2016.