A iniciativa veio do próprio Comandante do CIAGA, CAlte (CA) Gilberto Cezar Lourenço. Uma relação foi passada em sala de aula para ver quantos alunos estariam interessados em participar, e a resposta foi boa. O novo Grêmio tem como Presidente o Aluno Fevereiro, Vice-Presidente, o Aluno Felipe Mendes, ambos do 2º Ano de Náutica e o Aluno Jonas do 1º Ano como Secretário.

O aluno Felipe Mendes nos explica como as circunstâncias da formação dessa diretoria foram curiosas. “Eu estava pensando na possibilidade fazer um trabalho sobre algo do tipo, porque eu tenho um grande interesse por essa área. Quando surgiu a oportunidade e eu me voluntariei, e quando notei que o Fevereiro também tinha se voluntariado, fui falar com ele. Acontece que o que passava pela minha cabeça, passou ao mesmo tempo pela dele também.” “Caiu como uma luva”, disse o Aluno Fevereiro, “E o Jonas foi uma escolha lógica. Entre nós é quem mais tem experiência com Rádio Controlados, tendo inclusive já construído veleiros RC´s.”.

A confiança no novo Grêmio e na presidência é grande. Duas semanas após começarem a se organizar foram convidados a conhecer os responsáveis pelo Nautimodelismo na Escola Naval. O Comandante do CIAGA levou 20 alunos para o evento em junho desse ano, visando melhor esclarecimento da atividade para os interessados. Em julho a frota já era composta por três veleiros da classe RG 65, um doado e outro emprestado pelo CAlte (CA) Lourenço, e um bancado pelo Grêmio de Vela da EFOMM, e um Contratorpedeiro motorizado da classe Flecher, doado pelo co-fundador da Associação de Nautimodelismo da Guanabara, Sr. Alvanir Bezerra. No dia 16 de julho se reuniram pela primeira vez para começar a montar e reparar os barcos. Estavam presentes além dos dirigentes os alunos Franco, Julia Menine, Simplício, Goulart, Ramon Silva, Sampaio, Ana Beatriz, Moscoso, Gualberto, Luana Melo e Thiago Souza. No dia 20 do mesmo mês, recebiam a visita do Sr. André Marzulo da mesma Associação, que agraciou o grupo com um grande acervo de manuais e matérias de construção e reparo dos barcos, entre outros.

Ainda é o começo das atividades do Grêmio, mas o presidente e seu vice demonstram muita visão e dedicação para com suas novas responsabilidades. “Primeiro estamos negociando com um contato na Associação de Nautimodelismo Guanabara para trazer um instrutor para nos ajudar. Para navegar com os veleiros necessitam de uma grande técnica, pois só controlamos as velas e o leme, ele não possui propulsão como o Contra Torpedeiro”, disse Fevereiro. O vice-presidente Felipe Mendes convida os alunos da EFOMM a participarem. “Não fechamos um quantitativo ainda. Entre nossos projetos estão a construção de navios mercantes, algo de suma importância para nós, para nos destacarmos como da Marinha Mercante.”.

O Jornal Pelicano confia e apoia a ideologia da presidência e lhes garante os melhores votos para o rumo do novo Grêmio de Nautimodelismo e para todos os seus integrantes.

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica, foi coordenador geral do Jornal Pelicano no ano de 2016.