O Secretário-Geral da IMO, Andy Winbow, participou das comemorações do Dia Marítimo Mundial na China (Imagem: IMO)
O Secretário-Geral da IMO, Andy Winbow, participou das comemorações do Dia Marítimo Mundial na China (Imagem: IMO)

A data, criada em 2010, objetiva chamar a atenção para uma profissão cuja relevância se justifica numa das atividades mais básicas de qualquer nação – o comércio. O marítimo é o profissional que garante a segurança no transporte de bens pelos oceanos, jamais deixando de zelar pela integridade da embarcação, da carga, da tripulação e do meio ambiente. O trabalhador do mar compromete-se em conduzir os subsídios mais fundamentais para o desenvolvimento de países e sociedades, participando não somente de um intercâmbio vital de valores, mas de culturas, tradições e costumes. O marítimo é o elo que encurta as distâncias do mundo, unindo povos que não se conhecem, mas coexistem beneficiando um ao outro.

A carreira no mar

Todos os anos desde a criação da data comemorativa, a Organização Marítima Internacional (IMO), órgão máximo no que tange a regulamentação do comércio marítimo mundial, elabora e divulga uma campanha com um tema relacionado à profissão mercante, buscando sensibilizar a comunidade para assuntos que cercam a vida dos bravos homens do mar. Através dessa iniciativa, é possível louvar avanços no âmbito da atividade naval, seja em segurança, proteção ambiental ou legislação, e incentivar o desenvolvimento de novas práticas em favor da classe de trabalhadores marítimos.

Em 2015, a IMO apresenta como tema da campanha a Educação Marítima, estimulando o ingresso na carreira mercante. O objetivo é mostrar que o mundo marítimo oferece possibilidades diversificadas e engrandecedoras para jovens, tanto em mar quanto em terra, atentando para os benefícios atrelados a essa escolha desafiadora. A Organização lançou a hashtag #CareerAtSea para divulgar a campanha através das redes sociais, como o Twitter.

Nossa mensagem

A EFOMM, como berço da formação dos profissionais marítimos brasileiros, não poderia deixar de prestar seu apoio à campanha e sua homenagem aos trabalhadores mercantes neste dia em que tanto temos para comemorar. Para nós, #CareerAtSea (carreira no mar, em tradução literal) começa nas salas de aula, com uma educação de excelência não apenas em nível técnico, mas principalmente na construção dos valores morais que guiarão o marítimo ao longo do caminho que trilhará sobre os mares.

Alunos
Alunos da EFOMM na cerimônia de Juramento à Bandeira de 2015 (Foto: Al. Francesquetto/JornalPelicano)

Você pode participar da campanha e enviar sua foto representando a carreira no mar para o mural do site!
Basta acessar o link: http://dayofseafarer2015.imo.org/

O Jornal Pelicano parabeniza a todos os marítimos, desejando que encontrem sempre bons ventos e mares tranquilos em sua trajetória!

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Máquinas e Membra Honorária do Jornal Pelicano. Foi aluna da EFOMM de 2013 a 2015, Comandante de Companhia, Adaptadora-aluna, Atleta da Equipe de Basquete, Monitora do Grêmio de Máquinas, Escritora e Presidente do Jornal Pelicano.