[quote_center]Em todas as Organizações Militares da Marinha do Brasil, Estabelecimentos de Terra ou Navios, no Brasil ou no exterior, realiza-se o Cerimonial à Bandeira pela manhã[/quote_center]

Um dia incomum despontava no horizonte do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). Na sexta-feira, dia 29 de maio, não houve reunir obrigatório para os primeiro e segundo anos na hora do café, este que também foi servido mais tarde que o usual, às 0640.

As aulas de 0700 foram substituídas por outro evento. Por determinação do Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço, toda a tripulação da OM (Organização Militar) faria parte do Cerimonial à Bandeira.

Às 0720, o Corpo de Alunos, formado por ano escolar, marchava da Alameda Alegrete em direção ao Pátio da Bandeira onde aguardavam o Corpo de Oficiais e toda a Guarnição. Estavam também presentes alunos do Programa Forças no Esporte, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com os Ministérios do Esporte e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. No Rio de Janeiro, o programa contempla, por intermédio do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), mais de 200 jovens entre 7 e 17 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Voltados agora para a varanda do Bloco do Comando, os alunos da EFOMM podiam ver rostos que conheciam do dia a dia na Escola: funcionários da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), professores, militares da reserva ou civis, enquanto o vogal, Ten Leonardo Madela, anunciava a chegada do Comandante e recebia a permissão para iniciar a cerimônia.

É comum aos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) participar do Cerimonial à Bandeira, à tarde, quando o Pavilhão Nacional é arriado, na hora do pôr do sol. Da cerimônia das 0800, enquanto estão em aula, só é possível ouvir o soar do apito do Senhor Mestre do CIAGA e o badalar do Sino de Bordo, marcando a hora da ocasião.

Com uma leve chuva começando a cair, o vogal começava a explicar o significado dos símbolos nacionais para os servidores civis e os convidados, como o galhardete “PREP”, que marca o início da cerimônia. A Bandeira do Brasil, representando a República, foi instituída no dia 15 de Novembro de 1889, quando o Cruzeiro do Sul estrelava o céu brasileiro. Junto à constelação, estão os 26 Estados e o Distrito Federal, no círculo azul, atravessado pela faixa com a sentença positivista “ORDEM E PROGRESSO” escrita em verde.

O corneteiro ordenou que o cerimonial voltasse-se para o centro do Pátio da Bandeira, onde o Mastro se encontra. Nas extremidades do Pátio, estão os bustos do Almirante Graça Aranha, patrono do Centro de Instrução, e do Visconde de Mauá, visionário que dedicou sua vida ao futuro do país, o que inclui a Marinha Mercante. Ao ser anunciado “Sinal para a Bandeira”, a PREP é içada rapidamente na verga de bombordo. É então comandado “CIAGA, sentido”. Um minuto depois, é anunciado o “ARRIOU”, quando a PREP é rapidamente arriada na adriça e com o toque do Corneteiro de “APRESENTAR ARMAS”, inicia-se o hasteamento da Bandeira do Brasil.

Enquanto o Pavilhão Nacional era içado, lentamente, em meio de uma leve garoa que – nas palavras do Almirante Lourenço, “benzia” a cerimônia – as sete “vivas” do apito do Senhor Mestre, o soar do Sino de Bordo, junto com o som retumbante dos instrumentos da Banda ecoavam, harmoniosamente, junto com o Hino Nacional, cantado por toda OM.

Naquele momento, as palavras anteriormente pronunciadas pelo Ten. Madela reverberavam na cabeça dos alunos: “Desde a Estação na Antártica, Comandante Ferraz, passando pela Missão das Nações Unidas, no Haiti, até a Força-Tarefa Marítima, no Líbano, realizam o Cerimonial à Bandeira neste mesmo horário”.

Aquele Pátio da Bandeira pareceu muito mais cheio, de repente. Cheio de homens e mulheres, no Brasil e mundo afora, que honram seus antepassados, cultuam seus símbolos e que chegam até nós, várias gerações depois. Um exemplo de patriotismo saudável, cada vez mais escasso nos dias atuais.

Veja aqui as fotos do evento.

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica, foi coordenador geral do Jornal Pelicano no ano de 2016.