Criadores de plataforma de oferta e busca de empregos são alunos do 2º ano da EFOMM. (Imagem: Al. Thais Dias/Jornal Pelicano)

Em meio à recessão que assola o Brasil e o mundo, o meio marítimo, não obstante, também enfrenta adversidades, e uma das mais preocupantes é a diminuição das vagas de emprego.

O atual cenário estimulou o espírito corporativo entre os marítimos, e inclusive entre os alunos, onde há um pensamento geral em desenvolver métodos e empreender, a fim de criar alternativas viáveis, consequentemente, diminuindo os efeitos da crise.

O Jornal Pelicano e o Jornal Canal 16 resolveram unir-se para divulgar a ideia empreendedora do Al. Samba – 2º ano de Náutica (CIAGA), tal união comprova que, independente do Centro de Instrução, o que importa é o desenvolvimento da classe marítima.

Apesar da dura rotina militar e de estudos, os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) estão sempre procurando algo a mais e se engajando em atividades extracurriculares.

Recentemente, um grupo de alunos lançou um novo serviço para a comunidade marítima que visa facilitar aos profissionais da nossa área a encontrar vagas de emprego. Trata-se do projeto VagasEmbarcado.com, site desenvolvido pelo Al. Samba e composto por uma equipe de alunos da turma de 2014, atualmente no 2º ano da EFOMM, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), na cidade do Rio de Janeiro.

“O mercado marítimo é muito peculiar e os profissionais da área são bastante ativos em redes sociais, trocando informações de maneira bastante informal. Dessa forma, lançamos o site com o objetivo de agrupar estas informações e facilitar a busca por oportunidades de trabalho”, afirma o aluno Samba, criador do site.

Ainda em fase inicial de operação, a equipe busca alavancar o site para que este se torne uma plataforma que facilite o recrutamento de pessoal, oferecendo uma ferramenta que dê agilidade tanto aos profissionais, quando às empresas.

Além do aluno Samba, compõem a equipe os alunos Gutemberg, Lucas, Lucas Soares, Lucas Gaspar, Viana, Dos Anjos, Firmino e Álvaro Contente.

Você pode conhecer melhor o projeto acessando o site vagasembarcado.com, e ainda, curtindo e compartilhando a página do Facebook em fb.com/vagasembarcado.

 

Colaboração: Otacilio Viana – Diretor do Canal 16