Nessa sexta-feira, dia 22 de maio de 2015, 227 alunos do 1º ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) realizaram o juramento à bandeira nacional, no campo de esportes do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), na cidade do Rio de Janeiro. Presidiu o evento o Exmo. Sr. Diretor de Portos e Costas, VAlte Cláudio Portugal de Viveiros acompanhado pelo Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço e outras autoridades civis e militares. O grupamento escolar, formado por alunos dos 2º e 3º anos, também, compuseram a formatura.

A cerimônia foi aberta à familiares e convidados dos alunos do 1º ano. O Juramento à Bandeira é um compromisso de serviço à pátria e respeito aos preceitos de hierarquia das Forças Armadas, que todo militar deve assumir perante a sociedade ao incorporar à Força.

Orgulho e Satisfação

Na arquibancada, os pais e amigos aguardavam apreensivos o início da cerimônia. Seria a primeira vez, que eles veriam seus filhos marchando e envergando o “azulão”, uniforme de gala do evento. Certamente, a julgar pelo brilho no olhar da maioria, orgulho era o sentimento de todos.

Amigos e familiares participam aguardam início da Cerimônia de juramento a Bandeira da Turma 2015. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)
Amigos e familiares participam aguardam início da Cerimônia de juramento a Bandeira da Turma 2015. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

Na Alameda Alegrete, os alunos do 1º ano estavam, igualmente, ansiosos, porque, apesar de terem treinado bastante para o momento, não queriam errar de nenhuma forma. Mas maior do que a preocupação em fazer bonito, era a sensação e satisfação de dever cumprido. Chegar até ali e poder ver a felicidade dos pais é o que resume o significado da cerimônia, para muitos.

Turma 2015 posa para fotografia antes de adentrarem dispositivo de formatura. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)
Turma 2015 posa para fotografia antes de adentrarem dispositivo de formatura. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

O Juramento

A ovação foi total quando eles adentraram o campo de esportes para assumir posição na formatura. Era possível ouvir, de longe, os versos fortes e vibrantes do Hino da EFOMM, que todos entoavam a plenos pulmões ao marcharem. “Estávamos postados de frente para a arquibancada. Percebemos a entrada dos alunos do primeiro ano antes mesmo de enxergá-los, pela ovação que ecoou da admirada e orgulhosa plateia ao vislumbrá-los” declarou a Oficial-Aluna Larissa Cazarim.

Alunos do 1º ano juram e desfilam em continência à Bandeira. (Imagem Jornal Pelicano)
Alunos do 1º ano juram e desfilam em continência à Bandeira. (Imagem Jornal Pelicano)

Após ambos, grupamento escolar – que adentrara momentos antes – e 1º ano, cantarem o Hino Nacional, foi, então, realizado o juramento à bandeira. Com o braço direito erguido, horizontalmente, os alunos a serem incorporados à Marinha do Brasil, proclamaram, com entusiasmo e segurança, que obedeceriam, rigorosamente, as ordens de autoridades que lhe subordinassem e que respeitariam seus superiores hierárquicos. Prometeram, também, que tratariam com afeto os companheiros de arma e bondade os que subordinassem. Ainda juraram dedicação integral ao serviço da Pátria e defesa – se necessária, com o sacrifício da própria vida – de sua Honra, Integridade e Instituições.

Incorporando-me à Marinha do Brasil
Prometo cumprir rigorosamente
As ordens das autoridades a que estiver subordinado
Respeitar os superiores hierárquicos
Tratar com afeição os irmãos de armas
E com bondade os subordinados
E dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria
Cuja Honra, Integridade, e Instituições
Defenderei com o sacrifício da própria vida.

“Canalizem suas energias para o estudo”

Após o brado, o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, exortou os recém-incorporados. Saudando-os, logo de início, disse ser aquele um dia especial, pois as singelas palavras proferidas por eles demonstravam um sentimento verdadeiro de honra, devoção, repeito e amor ao país. “Estes motivados jovens acabam de assumir um importante compromisso, não só com a Marinha do Brasil, mas com toda a sociedade brasileira”, afirmou.

O Comandante também declarou estar a tripulação do CIAGA sempre empenhada em oferecer a melhor estrutura de formação aos alunos. “Estejam certos também do comprometimento e dedicação de nossos mestres e professores”, lembrou, afirmando que o objetivo deles não era somente ‘preparar profissionais do mar capazes e bem qualificados’, mas ‘formar cidadãos éticos e corretos’.

CAlte Gilberto Cezar Lourenço discursa próximo a alunos e plateia. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)
CAlte Gilberto Cezar Lourenço discursa próximo a alunos e plateia. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

Ele agradeceu, ainda, a confiança depositada pelos pais na Instituição. “Em nome da Marinha do Brasil agradeço aos pais por confiarem a nós o preparo e a formação de seus filhos e filhas.”

Citando trechos do Brado da Turma 2015, cumprimentou aos alunos do 1o ano pela escolha da profissão do mar. “O Brasil precisa de homens e mulheres cônscios, dedicados e comprometidos com o seu desenvolvimento, operando para isto uma Marinha Mercante cada vez mais forte, com destaque especial para o comércio externo e a exploração e produção de Petróleo e Gás” enfatizou.

Por fim, lembrou-os que a Cerimônia de Juramento marcava apenas o início de um ciclo que exigiria dedicação e superação. “Exorto-os a canalizarem suas energias para os estudos acadêmicos que garantirão o continuado crescimento profissional e para a formação militar que os tornará valorosos marinheiros e marinheiras, capazes de honrar nossa bandeira, e contribuir para termos um Brasil cada vez maior e melhor”, finalizou, desejando felicidade a todos.

Al. Ivan Cruz realiza continência individual à bandeira. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)
Al. Ivan Cruz realiza continência individual à bandeira. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

Em seguida, o Pavilhão Nacional, carregado pelo Comandante-Aluno Erick Nanjara, assumiu posição de destaque em frente ao 1º ano, para que fosse feito a continência individual. Um por um, eles marcharam em continência à bandeira do Brasil e, depois, assumiram uma nova posição na formatura, dessa vez, junto ao grupamento escolar.

O Brado da Turma

O encerramento da cerimônia aconteceu após os alunos marcharem em continência ao Exmo. Sr. Diretor de Portos e Costas, mas o 1º ano ainda retornou para que fosse comandado o fora de forma, com o brado da turma. O aluno Ivan Cruz, primeiro colocado, deu o comando.

Aos sete mares!
Turma quinze, mercante, EFOMM
Rompe os mares cumprindo a missão
Forjados na EFOMM
Ninho de campeões
Singramos os mares de todas as nações
Avante, avante, avante a navegar
Mercantes da EFOMM
Somos donos do mar
Avante, sem medo
Com garra e união
Gerando riquezas pra a nossa nação

Poseidon!
Gigante sobre as águas
Insano a navegar
Nasci pra ser mercante
Desbravador do mar
Tenho o porto como casa
Oceano como lar
Na tormenta ou calmaria
Nunca paro de avançar
Sob o vento forte
Sobre o mar hostil
Transporto com orgulho
As riquezas do Brasil

Confira as fotos da cerimônia clicando na imagem abaixo ou neste link.

Alunos do 1º ano adentrando dispositivo de formatura. (Foto: Al. Carolina Santana / Jornal Pelicano)
Alunos do 1º ano adentrando dispositivo de formatura. (Foto: Al. Carolina Santana / Jornal Pelicano)

Coordenação Geral, Edição e Finalização
Al. Alessandro

Fotografia
Al. Alessandro, Al. Carolina Santana, Al. Francesquetto,
Al. Rayza Jansen e Al. Yasmin

Reportagem
Al. Alessandro


As fotos desse evento são de livre distribuição Creative Commons para uso não comercial (CC BY-NC 3.0 BR).
Fica expressamente vetado seu uso para fins comerciais.

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.