No domingo, dia 3 de maio, as equipes feminina e masculina de handebol da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) participaram da 1ª edição da Taça Intercursos de Handebol, na Vila Olímpica de Honório Gurgel, zona norte da cidade do Rio de Janeiro.

A equipe feminina da EFOMM foi a primeira a entrar no páreo disputando com as atletas da faculdade de medicina da universidade Souza Marques. As nossas meninas dominaram os 2 tempos do jogo. Logo no início do 1º tempo, a aluna VIlma marcou 2 gols seguidos e a praticante Camilla Resende completou com mais 1. A aluna Rebbeca Pelka deu bastante trabalho com arremessos precisos de longe e o time adversário precisou marcá-la firme. Pelo centro, a aluna Vilma liderou o time com lances precisos chegando a marcar 7 gols, se tornando a artilheira do campeonato. No 2º tempo, o time de Souza Marques tentou esboçar alguma reação, mas não teve jeito. A partida terminou com vitória de 15 a 12 para as garotas da EFOMM.

Equipe feminina de handebol da EFOMM posa para foto com professora VIviane. (Foto: Al. Gustavo Reis / Arquivo Pessoal)
Equipe feminina de handebol da EFOMM posa para foto com professora VIviane. (Foto: Al. Gustavo Reis / Arquivo Pessoal)

“O jogo foi muito bom! Conseguimos abrir uma vantagem de 7 pontos, numa determinada hora!”, comentou a primeira-anista Renata Teixeira. Para ela, a vitória foi importante para o time perceber que tem potencial, mas não podem relaxar por conta disso. “Temos que treinar para corrigir muitos erros, ainda”, afirmou.

A partida da equipe masculina da EFOMM começou logo depois contra o time da faculdade de engenharia da Unifoa. O time, capitaneado pelo aluno Viana, começou jogando forte abrindo 6 gols de vantagem. No centro, os alunos Pedro Lavrador e Gustavo Reis e o praticante Matheus Mertz agilizavam as bolas que sobravam para os pontas Tales Werneck e Cavalcante e o pivô praticante Jean Casemiro marcarem. A reação da equipe adversária também foi forte, no 2ºtempo, mas não resistiu à defesa implacável do goleiro aluno Felipe Flor (caveira). Assim, a partida terminou em 16 a 12 para a EFOMM.

Flagra de ataque da equipe masculina de handebol da EFOMM. (Foto: AL. Gustavo Reis / Arquivo Pessoal)
Flagra de ataque da equipe masculina de handebol da EFOMM. (Foto: AL. Gustavo Reis / Arquivo Pessoal)

“[A vitória] melhora a autoestima e nos faz reviver o espírito de competição que tínhamos quando jogávamos fora” afirmou o terceiro-anista Gustavo Reis comemorando o retorno das competições externas. Para ele, a organização do evento está sendo muito atenciosa e, para uma primeira edição, ‘está sendo muito bem feita’.  “Pretendemos chegar longe nesse campeonato” enfatizou.

As vitórias das equipes escolares, nessa 1ª rodada, somam 2 pontos cada. A disputa dentre as equipes foi dividida em duas fases, uma de grupos e outra mata-mata. Os pontos adquiridos contarão para a fase de grupos, na qual as equipes enfrentam-se entre si, em suas categorias. Os primeiros colocados de cada grupo de times passam para a fase mata-mata, Semifinal e final.

O próximo jogo das equipes da EFOMM acontecerá no próximo sábado, dia 16 de maio, contra o time da faculdade de Direito da UFRJ e Ibmec Rio, no mesmo local, às 12 e 13h da tarde.

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.