A Diretoria de Portos e Costas (DPC) através do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), órgão executor do Processo Seletivo de Acesso à Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) em 2016, divulgou, na manhã desta quarta-feira, dia 27 de maio, um novo Calendário de Eventos para o concurso. A alteração encontra-se disponível no site do órgão e já foi incluída no Diário Oficial da União.

As mudanças se deram nos prazos para pagamento da taxa de inscrição do concurso, nas datas dos Exames de Conhecimentos, de divulgação de provas e gabaritos preliminares e no período de interposição de recurso.

Os candidatos devem estar atentos, porque terão 4 dias a menos para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O novo prazo será do dia 22 de maio a 19 de junho. O anterior era do dia 18 de maio a 19 de junho.

As datas das provas dos 1º e 2º dias de Exame de Conhecimentos foram alteradas para os dias 1 e 2 de agosto, respectivamente. Antes, as provas do 1º dia, de Português, Redação e Inglês, seriam aplicadas em 25 de julho e as do 2º dia, de Matemática e Física, ocorreriam no dia 26 de julho, mesma data da Prova Escrita da Academia da Força Aérea (AFA).

Consequentemente, a alteração da data dos Exames de Conhecimento fez modificar a de divulgação das provas e dos gabaritos preliminares para o dia 3 de agosto, 1 dia após a aplicação das provas. A data anterior prevista era para o dia 27 de julho.

Os candidatos, agora, terão do dia 4 a 6 de agosto para interpor recurso. O prazo anterior previsto era do dia 28 a 30 de julho, mantendo-se o prazo de 2 dias.

 

O Processo Seletivo pretende selecionar jovens brasileiros entre 17 e 23 anos para 395 vagas na EFOMM – 230 vagas para o CIAGA, na cidade do Rio de Janeiro, e 165 para o Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (CIABA), em Belém do Pará. As inscrições já estão disponíveis no site oficial do concurso.

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.