Na tarde de quinta-feira, dia 28 de maio, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) sediou uma série de amistosos entre os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e os cadetes da Academia de Bombeiros Militar D. Pedro II (ABMDP II). Os atletas competiram no Futebol, Basquete, Vôlei e Judô. O Corpo de Alunos inteiro foi mobilizado na parte da tarde para comparecer aos eventos, tanto para torcer, quanto para competir.

Diversos oficiais também acompanhavam as partidas para averiguar a evolução do desempenho das equipes, nesse último mês. Entre eles, estavam o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço e o Ilmo. Sr. Comandante do Corpo de Alunos, CF Gilmar. Eles não poderiam estar mais felizes com os resultados. Com belas disputas em todos os esportes, as equipes da EFOMM sagraram-se vitoriosas em todos os jogos.

Futebol

Em um emocionante duelo no Campo de Esportes, com muitas reviravoltas, a seleção de alunos da EFOMM venceu por 4×2 nos pênaltis a equipe dos Cadetes, após o empate com três gols para cada lado.

No início da partida, a EFOMM foi para o ataque e logo aos 6 minutos o aluno Dantas abriu o placar, de cabeça. Com o avanço do primeiro tempo, os Bombeiros começaram a ganhar ritmo, mas a EFOMM marcou, novamente, aos 30 minutos, gol de Iago, em cobrança de pênalti. Três minutos depois, o Corpo de Bombeiros diminuiu a diferença, também de pênalti, de Ávila.

Na segunda etapa, os Cadetes voltaram determinados a vencer e empataram com Ricardo, aos dois minutos e viraram o placar aos dez, com João Rodrigues. No decorrer do segundo tempo – sob o início de uma leve chuva – Mestre Washington, treinador da EFOMM, buscou opções no banco. Com o apoio da torcida, o resultado foi visto em campo.

Caian Lopes, que entrou para substituir Leonardo, em jogada individual, marcou um belo gol aos 27 minutos, levando o jogo para a disputa de pênaltis. Com bela defesa de Antônio no primeiro chute, a EFOMM saiu na vantagem e não perdeu nenhuma das quatro cobranças, empolgando a torcida presente nas arquibancadas, que festejava junto aos jogadores debaixo de uma chuva torrencial.

O Cadete Mantuano, assistente técnico da equipe da ABMDP II, disse: “A EFOMM começou melhor, mas depois a gente equilibrou o jogo. No segundo tempo, entramos melhor e viramos o jogo na falha do zagueiro, mas acabamos cedendo o empate em uma falha do nosso zagueiro”

Para Caian Lopes, autor do gol de empate: “A EFOMM começou melhor e caiu de nível dando espaço para os visitantes… Acabamos perdendo um pouco no emocional ao sofrermos o empate, mas nos recuperamos, crescemos no jogo e empatamos. Se houvessem mais cinco minutos no tempo regulamentar, teríamos conseguido a vitória.”

Bola rolando no Campo de Esportes com o Mestre Washington à beira do gramado. (Foto: Al. Stephany/ Jornal Pelicano).
Bola rolando no Campo de Esportes com o Mestre Washington à beira do gramado. (Foto: Al. Stephanye/ Jornal Pelicano).

Segue abaixo a escalação das duas equipes:

EFOMM: Antônio; Gomes Dantas, Lucena, Jefferson Ferreira (Schuenck), Moncks (Cabral); Marcolongo (Breno), Gabriel Braga, Brasil (Igor), Dantas; Iago (Furtado) e Leonardo (Caian Lopes). Reservas: Gabriel Vital, Bezerra, Alexandre, Fonseca.

ABMDP II: Philipe Carvalho; Ávila, Renan Lessa, Vinicius Melo, Rainer; Lemgruber, Silva Passos (Diego), Anauhan, Renan Lobo; Leonardo Ramos (Ricardo) e João Rodrigues.

Voleibol

Início do amistoso de voleibol no Ginásio do CIAGA. (Foto: Al. Ramirez/ Jornal Pelicano).
Início do amistoso de voleibol no Ginásio do CIAGA. (Foto: Al. Natália/ Jornal Pelicano).

Os alunos Anselmo, Limenzo, Lisboa, Frossard, Perrotta, Lima, Baptista, Fabio, Casagrande, Carlos Galvão, Lucas Neves e Goulart formaram a equipe de vôlei representante da EFOMM guiados pela animadora voz do técnico e professor Ricardo.

Enquanto a equipe da ABMDP II, a qual estava desfalcada por muitos titulares e, inclusive o seu técnico, na ocasião, constituída pelos cadetes Jonatas, Willian Costa, Renan Reis, Marcelo Rodrigues, Ramon Miranda, Stogmuller, Carrijo e Patrick Machado.

Os três sets foram disputadíssimos, sendo o terceiro e último set o mais apertado de todos. Contudo, com a determinação da equipe da EFOMM, que sempre vibrava a cada ponto conquistado gritando o nome da Escola, a vitória veio mais uma vez.

SET EFOMM ABMDPII
1 25 19 21 min
        2 25 16 19 min
        3 24 26 18 min

Um dos jogadores do time adversário –o líbero Stogmuller- comentou: “Embora nosso treinamento fosse pouco, nosso desempenho foi satisfatório se comparado com a nossa ultima atuação contra a EFOMM. Além do mais,  estávamos em menor numero de reservas. Consequentemente, revezávamos menos e acabamos saindo com o mesmo resultado.

Do outro lado, o jogador mais atuante do grupo, o oposto Lisboa, disse: “Acabamos bem o semestre de competições e esperamos demonstrar resultados muito melhores no nosso próximo desafio, a competição com o Colégio Naval MERC X NAV.”

O time competiu com garra e respeito, reafirmando que o intenso treinamento nesta primeira metade do ano trouxera ótimos resultados.

Basquete

Aluno Pedro Henrique cobrando lance livre no amistoso contra a ABMDP II (Foto: Al. Colares/ Jornal Pelicano).
Aluno Pedro Henrique cobrando lance livre no amistoso contra a ABMDP II (Foto: Al. Colares/ Jornal Pelicano).

A quadra coberta estava dando lugar ao jogo de basquete, onde a equipe da EFOMM preparava-se para sua primeira partida contra os bombeiros da ABMDP II este ano.

Os dois times aqueciam com muito vigor, treinando bandejas e lances livres, ainda apreensivos diante do novo adversário de quem ainda não tinham conhecimento do tipo de jogo.

Com a permissão do oficial mais antigo que acompanhava o jogo, o Ten Santos Souza, a bola pôde finalmente ser lançada ao ar.

A equipe da casa começou com a posse, quando o ala/pivô Pedro Henrique venceu a disputa no alto e, depois, anotou seus primeiros dois pontos. Ao lado de Pedro, os titulares eram os alunos do 2ºano Kummer e, do 3º, Galvão, Rodrigo Teixeira e Montorse. A equipe mercante sentia falta do armador Dutra, do 2º ano, que não pôde jogar, mas foi bem substituído por Kummer e depois pelo aluno Paulo Sargento.

Os visitantes vinham com um time pequeno, o que os pode ter prejudicado ao longo da partida, por conta do cansaço. A equipe era composta pelos cadetes Italo, Jacomelli, Ian Werneck, Jefferson, Estevão, Leandro Silva e Gustavo Cardoso.

O 1º quarto acabou no placar de 20 a 4 para a EFOMM, mostrando superioridade tática e técnica desde o começo. No 2º quarto, a vantagem foi ampliada, 35 a 10, mesmo perdendo o ala Yohan, que torceu o tornozelo poucos minutos depois de entrar em quadra. “Vou compensar no próximo jogo”, ele disse. Já o 3º quarto serviu para consolidar a vitória do time da EFOMM (58 a 22).

O técnico Carlos usou o 2º tempo para botar em quadra alguns de seus novos jogadores do 1º ano. Eram eles os alunos Santana, Renato Mota, João Vitor e o cabo-verdiano Marco. Em especial, o novo pivô do time, que dominou o jogo no garrafão, pegando todos os rebotes embaixo da tabela: o gigante do segundo ano Klein, que vem crescendo a cada partida.

No final, a partida terminou com o placar de 76 a 33. Nossos atletas mostraram controle absoluto, na quadra, do começo ao fim, mas também grande caráter e respeito com o adversário, desde a bola ao alto ao apito, no final dos últimos 10 minutos do 4º quarto, afinal , o evento acresceu experiência a ambos os lados e alimentou o desejo de revanche dos cadetes.

Judô

Judocas no dojô do CIAGA. (Foto: Al. Renata/ Jornal Pelicano).
Judocas no dojô do CIAGA. (Foto: Al. Renata/ Jornal Pelicano).

No dojô do CIAGA, houve, realmente, um evento amistoso. Os atletas das duas academias participaram de um “aulão” de integração, onde formaram duplas (um judoca da EFOMM e um judoca Cadete).

O Mestre da equipe da EFOMM treinava os alunos e ensinava novos golpes e movimentos, aproximando os jovens por meio do esporte. Nesse clima de foco e espírito de equipe, o Mestre agradeceu a presença de todos, dizendo que estava ‘feliz, por ver tantos jovens se dedicando à vida saudável e cheia de valores que o esporte proporciona’.

Estavam no tatame os alunos da EFOMM Lucas de Jesus, De Angeli, Juliane Ferreira, Marco, Francis, Sara, Sato e Gabriel Cerqueira e os cadetes Eduardo Mendes, Marco Oliva, Simão Peres e Insaurriaga.

 

O dia terminou com uma confraternização no Bloco Bravo onde foi servido um lanche aos atletas de ambas as escolas, aos árbitros e aos professores do Departamento de Educação Física do CIAGA. Com esses belos resultados, a EFOMM fecha esse laborioso mês de Maio com um saldo muito positivo. Para finalizar, tomamos a oportunidade de agradecer aos visitantes pelo dia inesquecível e proveitoso para ambas as partes, além de garantir outros eventos com os futuros oficiais do CBMERJ.

Confira abaixo a galeria de fotos dos eventos esportivos:

FD040-20150528JPFotos: Al. Stephany; Al. Natália; Al. Colares; Al. Renata.

Texto: Alunos Ramires, Nunes Alves e Colares.

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica, foi coordenador geral do Jornal Pelicano no ano de 2016.