Andrea Doria
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Andrea Doria (Fonte: Google Imagens)

 

Bandeira: Itália.

História: Andrea Doria , um transatlântico luxuoso construído nos estaleiros Ansaldo em Sestri, Gênova, recebeu este nome em homenagem ao almirante homônimo. O navio foi lançado ao mar em 1951 e em uma viagem de Gênova a Nova York em 25 de Julho de 1956 abalroou (choque entre embarcações) com o navio sueco Stockholm. Este acidente ocorreu devido ao forte nevoeiro no largo da ilha de Nantucket, que tornara o Andrea Doria invisível a outros navios.

Por falta de sistema de radar, não foi possível definir a posição exata do cruzeiro, que acabou sendo atingido a boreste pela proa da embarcação sueca Stockholm.

O impacto foi tão violento, que o Andrea Doria adernou (inclinou-se), impedindo o uso dos escaleres salva-vidas. Se o Stockholm não tivesse proa quebra-gelos (reforçada), provavelmente o transatlântico não naufragaria e nem o choque seria tão violento.

Consequências: Após o impacto, o navio lutou 11 horas no mar até afundar. Transportando cerca de 1.200 passageiros e 500 tripulantes, foram resgatadas 1 670 pessoas. O restante, de acordo com as fontes da época, perdeu a vida no desastre.

USS Mohawk
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USS Mohawk (Fonte: Google Imagens)

Bandeira: Estados Unidos.

História: A colisão do Mohawk foi a última de uma série de três catástrofes que arruinaram a poderosa Linha Ward no meio da Grande Depressão.

O navio a vapor afundou em 24 de janeiro de 1935 após um problema de direção devido a uma falha em sua engrenagem automática de direção, levando-o a desviar para o caminho do cargueiro norueguês Talisman ao largo da costa de Nova Jersey. As duas embarcações haviam zarpado do porto de Nova York, ambas com rumo Sul. Às 21h30 do dia 24, a cerca de quatro milhas (7,4 quilômetros) da costa, ocorreu o abalroamento entre os dois vapores; o choque da proa do Talisman no costado de bombordo do Mohawk abriu uma larga brecha neste último e logo ficou claro que o navio afundaria, consequentemente.

Consequências: O Mohawk afundou dentro de uma hora; a rapidez com que afundou e o frio, gelo e neve dificultaram a evacuação dos 160 passageiros naquela noite. Assim, 45 vidas foram perdidas, incluindo o Capitão Joseph Wood.

USS Iowa
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USS Iowa (Fonte: Google Imagens)

 

Bandeira: Estados Unidos

História: O USS Iowa, diferentemente dos outros, é um navio de guerra; o primeiro entre os maiores e mais poderosos navios de batalha (battleship class) já construídos.

Pertencente aos Estados Unidos, possui armas de calibres de 16 polegadas (406 milímetros) capazes de atirar projéteis nucleares, o único navio na história dos EUA a ter esta capacidade.

Durante um exercício de treinamento no Caribe em 19 de abril de 1989, uma explosão aconteceu na torre de canhão 2 do USS Iowa com uma ruptura aberta, enviando uma onda de choque na torre. O acidente ocorreu por uma provável falta de comunicação além de negligências com materiais no navio.

Consequências: O resultado disto são 47 mortos. O USS Iowa sofreu grandes danos mas, inacreditavelmente, não afundou. Esse terrível acidente antecipou a sua entrada para a reserva naval.

Lucy Walker
Desenho do Lucy Walker, feito entalhado em madeira em 1856 (Fonte: Google Imagens)

Bandeira:  Estados Unidos

História: O Lucy Walker era um navio a vapor médio: 144 pés (44 m) de comprimento, com um feixe de 24 pés (7,47 m) e projeto de 5 pés  (1,68 m). Ele deslocava 183 toneladas e foi construído em Ohio, em 1843.

Na quarta-feira, 23 outubro de 1844, partiu de Louisville para Nova Orleans. Durante essa viagem, à tarde, Lucy apresentou problemas, então o chefe de máquinas resolveu pará-lo enquanto fazia um conserto. De repente as três caldeiras explodiram causando mortes e  incêndio. Grande parte do problema era a ignorância por parte dos operadores do barco a vapor pois os baixos níveis de água nas caldeiras levaram a um superaquecimento.

Consequências: Nenhuma mulher morreu, provavelmente porque suas cabines localizavam-se longe da explosão. 36 passageiros e 20 membros da tripulação foram identificados como mortos na explosão; 48 passageiros e 7 membros da tripulação sobreviveram, com um total de 111 pessoas a bordo. O piloto, Capitão Thompson estimou esses números pois a lista de passageiros e tripulantes fora perdida.

Milwaukee
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Milwakee (Fonte: Google Imagens)

 

Bandeira: Estados Unidos

História: O Milwaukee foi Construído em Ohio e lançado no dia 6 de dezembro de 1902. No ano de 1929, o navio partiu do Lago Michigan com destino a Grand Haven numa forte tempestade, e se perdeu. O dia 23 de outubro desse ano foi marcado pelo seu desaparecimento misterioso através da névoa causada pela forte chuva. A embarcação foi vista pela última vez passando pelo US Lightship 95 (LV-95 / WAL-519), um navio ancorado a três milhas marítimas da costa, servindo como um farol. A tempestade ia piorando com o passar do tempo e o Milwaukee não tinha rádio de comunicação.

A teoria é que sua carga se soltou no vendaval e atravessou o portão do mar, permitindo que a água entrasse pela popa e o afundasse. O navio naufragado foi encontrado em 1972 no Lago Michigan.

Consequências: 52 pessoas a bordo foram perdidas, apenas seis corpos foram recuperados. O relógio em um desses membros da tripulação estava parado às 0935, levando a induzir a hora do naufrágio. Com o passar dos anos, o interesse pelas circunstâncias em torno da perda do navio foi ocasionalmente reacendido pela curiosidade de historiadores e mergulhadores.