As alunas do Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF), acompanhadas de três oficiais responsáveis, chegaram por volta das 1400 e foram recebidas por um destacamento de 5 ex-alunas do mesmo Colégio, que agora cursam a Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante (EFOMM) – duas do 3º ano, duas do 2º ano e uma do 1º ano.  As anfitriãs conduziram o grupo pelas instalações do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a fim de apresentar a Escola e esclarecer dúvidas sobre a rotina e os cursos ministrados na Instituição, além de motivar a participação no concurso de ingresso da EFOMM.

As visitantes foram divididas em dois grupos, cada qual com suas anfitriãs, e puderam conhecer pontualmente os espaços mais utilizados pelos alunos da EFOMM em sua formação. Dentre eles estavam o simulador, recurso importante no treinamento dos futuros Oficiais de Náutica, os laboratórios de máquinas, frequentados pelos maquinistas em suas aulas práticas, a biblioteca, as salas de aula, sala de vídeo, grêmio de informática, copa, lavanderia e a sala da SAMM. Nos Grêmios de Náutica e Máquinas, as alunas conheceram recursos que estão à disposição dos estudantes da EFOMM para se aprofundarem em conhecimentos de sua especialidade. Ambos os grêmios contam com simuladores e alguns dos equipamentos mais comuns utilizados pelos profissionais a bordo.

O Grêmio de Vela e Remo não podia deixar de ser mostrado na visita, sendo um dos principais diferenciais oferecidos pela Escola em sua contribuição para a formação marinheira dos alunos. O grupo pôde conhecer ainda os alojamentos e quadras esportivas da Escola.

O Grêmio de Vela e Remo foi um dos pontos visitados pelo grupo (Foto: Al. Larissa Cazarim/Jornal Pelicano)
O Grêmio de Vela e Remo foi um dos pontos visitados pelo grupo (Foto: Al. Larissa Cazarim/Jornal Pelicano)

Após o passeio pelas instalações, as 17 alunas seguiram para o refeitório, onde foi oferecido um lanche. O Comandante do Corpo de Alunos, CF Gilmar, fez questão de saudar o grupo pessoalmente e agradecer a visita. Ele motivou as estudantes a prestarem o concurso de admissão ao final do ano, desejando felicidades a todas em sua escolha profissional. O Colégio Militar agradeceu a hospitalidade com uma singela lembrança entregue ao Sr. ComCA.

Mais fotos da visitação podem ser conferidas em nossa galeria:

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Máquinas e Membra Honorária do Jornal Pelicano. Foi aluna da EFOMM de 2013 a 2015, Comandante de Companhia, Adaptadora-aluna, Atleta da Equipe de Basquete, Monitora do Grêmio de Máquinas, Escritora e Presidente do Jornal Pelicano.