Há quase uma década, o grupo ULSTEIN, sempre comprometido com o seu lema de “espírito de inovação”, começava a projetar o que seria a maior inovação na tecnologia marítima em muitos anos. Uma frente mais volumosa que submergisse mais facilmente e, somado a um novo design mais “afiado” da proa, proporcionaria aos tripulantes e ao navio uma viagem muito mais tranquila e menos prejudicial, devido ao menor impacto com as ondas.

A imagem compara a performance da proa X-BOW e da com bulbo (Fonte: Google Imagens).
A imagem compara a performance da proa X-BOW e da com bulbo.(Fonte: Google Imagens).
Embarcação com proa X-BOW da Guarda Costeira Estado-Unidense. (Fonte: Google Imagens)
Embarcação com proa X-BOW da Guarda Costeira Estado-Unidense. (Fonte: Google Imagens)

A Bourbon Offshore Norway comprou a ideia e em 2006 foi lhes entregue o primeiro navio com a proa X-BOW, o Bourbon Orca (AHTS), que recebeu diversos prêmios internacionais. E a partir daí a ULSTEIN começou uma verdadeira revolução na indústria naval. Segundo dados do site do grupo, são mais de 100 navios construídos até o primeiro bimestre desse ano (2015), para diversas companhias de navegação, inclusive para Guarda Costeira dos EUA.

O site conta ainda com relatos de diversos navegantes que realizaram suas viagens em um destes navios e todos eles ratificaram que tiveram experiências muito positivas com essas embarcações de ultima geração. Um dos comentários, do Capitão do navio Oceanic Vega, está traduzido abaixo:

Em uma viagem da Noruega para os EUA, nós encontramos o furacão tropical “Igor”. As ondas tinham 8-9 metros de altura, e nós navegávamos por ele a 12 nós sem problemas.

O menor impacto das ondas na proa gera uma maior eficiência, devido a menor redução da velocidade, além de conservar a embarcação por mais tempo, o que aumenta seu período de atividade. A eficiência do combustível também é aumentada, reduzindo a emissão de poluentes do navio na atmosfera, contribuindo com o meio ambiente. Com a redução da culapada, os marítimos podem descansar, trabalhar ou aproveitar a vida a bordo com muito mais tranquilidade.

CBO Flamengo, PSV da Aliança, primeiro navio brasileiro com a tecnologia da ULSTEIN. (Fonte: Google Imagens).
CBO Flamengo, PSV da Aliança, primeiro navio brasileiro com a tecnologia da ULSTEIN. (Fonte: Google Imagens).

Não deixe de visitar o site do grupo ULSTEIN para ler os comentários de diversos mercantes sobre suas mais diversas experiências a bordo de embarcações X-BOW, gráficos comparativos entre os dois tipos de proa, nos quesitos de perda de velocidade do navio e consumo de combustível, entre outros testes, vídeos da performance do navio no mar e muito mais.

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Praticante Oficial de Náutica, foi coordenador geral do Jornal Pelicano no ano de 2016.