Na segunda-feira, dia 13 de abril, ocorreu a cerimônia de passagem de comando do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). O Exmo. Sr. C Alte Gilberto Cézar Lourenço sucedeu o Exmo. Sr. C Alte Renato Rodrigues de Aguiar Freire, que esteve por 8 meses no cargo.

O evento foi presidido pelo Exmo. Sr. Diretor de Portos e Costas, V Alte Cláudio Portugal de Viveiros e contou com a presença de autoridades militares e representantes do meio marítimo. Participaram, também, da cerimônia o Ilmo. Sr. Comandante do Corpo de Alunos, CF Gilmar e demais oficias da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O Corpo de Alunos da EFOMM e a guarnição do CIAGA compuseram a formatura.

Contra Almirante Lourenço em continência (Foto: Al. Berço Cruz / Jornal Pelicano)
C Alte Lourenço em continência. (Foto: Al. Berço Cruz / Jornal Pelicano)

Não é exagero afirmar que o futuro da Marinha Mercante brasileira se depara com os rumos deste Centro de Instrução. É a constante manutenção e aprimoramento dos 45 cursos oferecidos pelo órgão que determina os padrões da formação profissional marítima do país, porque o CIAGA forma a maior parte dos tripulantes dos navios mercantes brasileiros.

“É natural que diante desta reflexão e da constante e crescente importância do mar para o Brasil, me sinta extremamente honrado em ser o Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha”, afirmou o CAlte Lourenço, em seu discurso de posse. Ele também afirmou estar consciente do tamanho de sua responsabilidade. “Estou consciente de que qualquer alteração de rumo, se necessária, demandará planejamento prévio e antecipação da manobra, evitando erros, sabendo, ainda, que os resultados desta alteração não possuirão efeito imediato e tão pouco poderão ser desfeitos com facilidade.”

C Alte Aguiar Freire em cerimônia de exnoeração de cargo. (Foto: Al. Berço Cruz / Jornal Pelicano)
C Alte Aguiar Freire em cerimônia de exoneração de cargo. (Foto: Al. Berço Cruz / Jornal Pelicano)

O C Alte Aguiar Freire se despediu com palavras de agradecimento. Em seu discurso enfatizou seus principais apoiadores e o incentivo da sua família durante o período de comando. “A essa tripulação que aprendi a admirar e respeitar, militares e civis com um coração marinheiro, apresento minhas despedidas e meu reconhecimento e agradecimento pela cooperação, companheirismo e persistência, registrando meu orgulho de tê-los tido sob meu comando.” Ele também discursou sobre a importância da união de todas as entidades envolvidas para o fortalecimento do Poder Marítimo. “É nosso dever sermos disseminadores dessa paixão [pelo mar], aliados na criação de um círculo virtuoso que estimule cada vez mais, em todo brasileiro, conhecimento, carinho e cuidado pela nossa Amazônia Azul.”

A equipe do Jornal Pelicano felicita o C Alte Gilberto Cezar Lourenço e agradece pelo apoio já demonstrado mesmo em meio a tantos outros compromissos. Desejamos, também, ao C Alte Renato Rodrigues de Aguiar Freire, um próspero futuro repleto de realizações.
[pull_quote_center]À minha tripulação, composta por militares da ativa e da reserva, oficiais da Marinha Mercante, Servidores Civis, professores e alunos, expresso a minha honra e alegria em iniciar com vocês, e por vocês, alunos da EFOMM e dos diversos cursos aqui ministrados, esta navegação rumo aos seus sonhos de crescimento pessoal e profissional. Nunca deixem de sonhar, e contem comigo nesta jornada.
– Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto César Lourenço[/pull_quote_center]

Confira abaixo a galeria de fotos da cerimônia:

Fotos: Al. Berço Cruz e Al. Quintino

COMPARTILHAR
Aluno do 3º ano do curso de náutica da EFOMM e Comodoro do Grêmio de Vela e Remo