Durante toda essa semana, acontece, no Auditório Almirante Newton Braga, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), uma série de palestras que visam conscientizar os 1º e 2º anos da Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante (EFOMM) quanto a práticas e cuidados com a saúde essenciais para uma melhor experiência de vida. Nessa segunda-feira, dia 16 de março, a 2ª Ten Raphaela Boderone ministrou a palestra sobre Ergonomia.

Primeiramente, ela conceituou Ergonomia como o ‘estado de relacionamento entre o homem e o trabalho, equipamentos e ambiente’, enfatizando a sua importância prática no dia-a-dia dos alunos e, até mesmo, do profissional do mar.  Ela ressaltou os tratamentos disponíveis no departamento de fisioterapia do CIAGA, os principais problemas osteoarticulares que acometem os alunos e as formas de evitá-lo, destacando a importância da atividade física obrigatória como fator preventivo.

Alunos tiram dúvidas sobre Ergonomia. (Foto: Al. Thaís Dias / Jornal Pelicano)
Alunos tiram dúvidas sobre Ergonomia. (Foto: Al. Thaís Dias / Jornal Pelicano)

Já para a vida dos futuros profissionais do mar, ela ensinou a maneira certa de se erguer e carregar pesos sem causar esforços danosos à coluna vertebral, atividade corriqueira no trabalho embarcado. A oficial fisioterapeuta discorreu, também, sobre as formas de melhorar a postura a fim de evitar problemas futuros como hérnias e lesões no disco vertebral, inclusive, problemas na respiração e digestão.

Nesta semana, ocorrerão, também, palestras sobre Dependência Química e cuidados odontológicos. Como parte da Semana da Qualidade de Vida, alunos voluntários dos 1º e 2º anos escolares doarão sangue para o banco da Marinha do Brasil e o 1º ano realizará um censo vacinal.