Atletas de vôlei e xadrez da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) participaram na última quinta-feira, dia 19 de março, de um amistoso contra cadetes da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDP II), no bairro de Guadalupe, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Os jogos foram resultado de uma aproximação promovida entre as sociedades acadêmicas das duas escolas militares.

Torcida leva todos os sets do vôlei

Os alunos Anselmo, Baptista, Casagrande, Hernani, Frossard, Perrotta, Lisboa, Foureaux, Gualberto, Lima e Fábio compuseram a equipe de vôlei cujo técnico da equipe é o professor Ricardo. Já o time da ABMDP II foi liderada pelo técnico Angelo e composta pelos cadetes Renan Reis, capitão do time, Stoge Miller, Leonardo Fraga, Patrick Machado, Ramon Miranda, João Rodrigues, Willian Costa, Vitor Magalhães, João Pedro, Juan, Wandrey Lima, Derick e Allan Amorin.

Atletas de vôlei se preparam para enfrentamento. (Foto: Bárbara Castro / Jornal Pelicano)
Atletas de vôlei se preparam para enfrentamento. (Foto: Bárbara Castro / Jornal Pelicano)

A partida foi disputada com afinco e determinação. O time da EFOMM começou ganhando os dois primeiros sets e o 3º foi bastante acirrado, principalmente, após a entrada da empolgante torcida de cadetes. Apesar de toda a vibração, a EFOMM foi a vitoriosa.

Placar do Amistoso de Vôlei
EFOMM ABMDP II Duração
1º SET 25 18 18’15’’50
2º SET 25 18 18’33’25
3º SET 10 25 16’33’29

Ambos os professores ficaram satisfeitos com o desempenho dos jogadores. O técnico Angelo ressalvou que este era seu primeiro amistoso como treinador do time. Segundo ele, os jogadores começaram nervosos, mas tiveram uma notável evolução no decorrer do jogo.

Torcida muda partida de vôlei. (Imagem: Jornal Pelicano)
Torcida muda partida de vôlei. (Imagem: Jornal Pelicano)

Já o técnico Ricardo, da EFOMM, descreveu os sets como calmos e produtivos para um primeiro amistoso fora de casa e falou que a entrada da torcida do time adversário no último set desestabilizou seus comandados. Para ele, além de técnicas e trabalho de aperfeiçoamento, o vôlei exige, também, equilíbrio mental e emocional.

Alunos da EFOMM admitiram a mudança sentida no ritmo da partida quando ‘a vibração da torcida tomou o time adversário’. “O fator determinante da perda do último set, com certeza, foi a entrada, em peso, da torcida dos bombeiros” reconheceu o aluno do 2º ano Lisboa. Para ele, o mais importante é que ‘o time alcançou a vitória e pretende competir novamente’.

Equipes de vôlei da EFOMM e ABMDPII posam para foto. (Fotos: Al. Bárbara Castro / Jornal Pelicano)
Equipes de vôlei da EFOMM e ABMDPII posam para foto. (Fotos: Al. Bárbara Castro / Jornal Pelicano)

O aluno Guerra, também do 2º ano da EFOMM, fez questão de notar a atitude justa dos cadetes: “É importante ressaltar o fair-play (jogo justo) quando o professor do time adversário ficou na dúvida do ponto da jogada e os atletas da ABMDP II disseram que o ponto era da EFOMM.”