“A união faz a força”, já diz o velho ditado. Para estreitar os laços entre ambas instituições, os presidentes das duas sociedades acadêmicas, Paulo Oliveira (SAMM) e Leonardo Lopes (SAPN) propuseram um encontro entre todas as diretorias no auditório “Amazônia Azul”, da Escola Naval. A dinâmica foi apresentar os tópicos a serem debatidos por cada diretoria, propiciando uma troca de ideias valiosa na construção de uma relação mais fortificada.

IMG-20150225-WA0041
Logo da Sociedade Acadêmica Phoenix Naval (Imagem oficial)

No departamento financeiro, os diretores trocaram informações sobre métodos de controle e gerenciamento de gastos.

Na área patrimonial, foram trocadas informações sobre contatos de fornecedores de material que ambas escolas mantêm.

No departamento jurídico, a SAMM compartilhou sua experiência já existente na área e se propôs a auxiliar no desenvolvimento desse setor da SAPN.

A diretoria sociocultural da SAMM discutiu a possibilidade de arrecadações conjuntas de doações com fins filantrópicos, do efetivo das duas escolas.

Nas atividades extraclasses, ficou combinada a busca por um intercâmbio entre as escolas, focado principalmente nas atividades práticas de ambas as carreiras.

No departamento de marketing, com muita experiência e conhecimento a ser transmito, a SAPN forneceu contatos importantes para uma possível produção conjunta do Jornal Pelicano versão impressa (spoiler), conforme modelo de publicação que já circula entre os aspirantes da EN, conhecido como A Chalana, buscando angariar descontos e compartilhar patrocínios.

16639362571_e5692d95b9_o

A reunião entre as sociedades acadêmicas abriu inúmeras portas para a publicidade, imprensa e jornalismo de ambas as escolas. Foram discutidas maneiras de divulgar notícias através das plataformas da SAPN e do Jornal Pelicano, explorando recursos com grande visibilidade como as redes sociais.

No departamento esportivo, teve destaque a sugestão de criação de eventos, como amistosos, que colocassem em contato as equipes das duas instituições, a fim de favorecer a troca de informações (treinos, competições, alimentação) entre os atletas.

Para os Grêmios de Máquinas, foi levantada a ideia de unificar um contato entre as empresas, que servisse tanto para visitações quanto para o recebimento de materiais experimentais.

As diretorias de eventos da SAMM e da SAPN trocaram experiências e informações sobre as confraternizações tradicionais de cada escola, como bailes e happy hours. Dentre os projetos conjuntos idealizados pelos diretores na reunião, um evento cuja frente fosse assumida pelas duas organizações foi o que recebeu maior aceitação, pois unir as empresas SAMM e SAPN traria maior credibilidade diante de produtores e maior visibilidade pelo público externo.

O intercâmbio de ideias e projetos foi de suma importância, não somente para estreitar os laços entre duas instituições cujo objetivo maior é a formação de profissionais do mar, mas também para o benefício de todos os alunos e aspirantes. Torcemos para que essa relação se fortaleça e nos traga bons ventos!

Confira as imagens do encontro entre as Sociedades em nossa galeria: