Na terça-feira, dia 10 de fevereio, os alunos do 1º e 3º anos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) participaram da Aula Inaugural do Ano Acadêmico de 2015, no Auditório Almirante Newton Braga, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha. A palestra foi ministrada pelo Exmo. Sr. Diretor de Portas e Costas, VAlte Cláuio Portugal de Viveiros, que presidiu a cerimônia. Também estiveram presentes o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CA Renato Rodrigues de Aguiar Freire demais oficias, autoridades da Marinha Mercante e representantes de empresas de navegação.

Em sua palestra, o Exmo. Sr. Diretor de Portos e Costas abordou tópicos que relacionam diretamente as Marinhas de Guerra e Mercante, como a atuação da Diretoria de Portos e Costas (DPC) na garantia da segurança da navegação e proteção ao meio ambiente marinho além do desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul. Foram também apresentados dados referentes ao crescimento da demanda por profissionais marítimos na área de apoio a plataformas desencadeado, principalmente, pela descoberta do pré-sal.

Ao final da Palestra, o Diretor de Portos e Costas abriu espaço para perguntas de alunos. A Ofal Larissa Cazarim (3º ano) perguntou sobre os instrumentos adotados pela DPC para garantia da qualidade do Ensino Profissional Marítimo (EPM). O Diretor respondeu que o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha recebe regularmente equipes de auditoria externa da Organização Marítima Internacional (IMO) e que atende aos padrões ISO de gestão de qualidade.

Questionado sobre a situação das vagas de praticagem e do mercado de trabalho considerando a atual situação da Petrobras pelo aluno Samuel (3º ano), ele respondeu que a DPC tem se empenhado em garantir o embarque com a maior agilidade possível para todos os formandos, mas revelou que há ainda um número considerável de praticantes na fila para embarcar. Apesar disso, ele não acredita que o mercado de trabalho terá dificuldade em absorver os oficiais, no médio prazo, e qua a crise administrativa da empresa não deverá afetar muito nessa questão.

O Presidente da Sociedade Acadêmica (SAMM), aluno Paulo Oliveira, questionou sobre o que estaria sendo feito pelo Brasil para aprovar a ampliação da área legal de exploração do mar territorial junto a Organização das Nações Unidas (ONU). O Diretor afirmou que a maior dificuldade é em relação a atualização dos dados técnicos apresentados pelo país e que, possivelmente, após a sondagem com tecnologia atual da área pretendida não haveriam mais contra-argumentos para ampliação proposta. Tudo estaria sendo executado pela Sec-IMO através da Comissão Coordenadora dos Assuntos da Organização Marítima Internacional (CCA-IMO).

Encerrada a palestra, o Comandante-aluno Erick Nanjara entregou um diploma de Palestrante do CIAGA ao Diretor de Portos e Costas. “Este primeiro contato com o panorama geral da Marinha Mercante ampliará os horizontes dos alunos que em breve desbravarão os verdes mares do Brasil e facilitará o entendimento das disciplinas daqueles que há pouco iniciaram seus estudos neste Centr.” Após isso, o Comal, o Presidente da SAMM, Paulo Oliveira, a Presidente do Jornal Pelicano, Ofal Larissa Cazarim e o Comodoro do Grêmio de Vela e Remo da EFOMM, Luís Ferreira, foram convidados a participar de um almoço com o próprio Representante da Autoridade Marítima, Comandante do CIAGA, demais autoridades da EFOMM, empresas e Marinha Mercante.

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.