Nessa quinta-feira, dia 26 de fevereiro, ocorreu, no Auditório Almirante Newton Braga, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a Abertura do Ano Cultural de 2015 da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O evento, organizado pela Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM), foi presidido pelo Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Renato Rodrigues de Aguiar Freire e contou com as presenças ilustres dos senhores Imediato do CIAGA e Comandante do Corpo de Alunos. Demais oficiais da EFOMM completaram junto dos alunos da EFOMM a empolgante plateia.

A noite começou com a vogal da cerimônia, aluna Victória, conceituando cultura e esclarecendo a importância das atividades promovidas pela Sociedade Acadêmica para o enriquecimento e integração do Corpo de Alunos. O evento apenas marca o início de outros realizados pelos diversos Grêmios e diretorias da Escola, ao longo do ano.

Nesse ano, a Abertura do Ano Cultural contou com a participação de talentos existentes nos três anos escolares. Apresentaram-se os Grêmios de Música, Coral e Dança.

Grêmio de Música

“Os instrumentos expressam o que as palavras não são capazes de dizer”. Com essa frase, o Grêmio de Música introduziu seu repertório constituído por arranjos criativos e mistura inusitada de instrumentos a fim de demonstrar como rock e música clássica podem conviver harmoniosamente. Os alunos Renan, Thales Werneck, Felipe Mendes, Marciano, Lavrador e Kuryakin iluminaram a plateia com sucessos como Canon in D – Johann PachelbelWave – Tom Jobim e Carinhoso – Pixinguinha. E, preo Hino da Escola de Marinha Mercante, sendo acompanhados pela entonação e vibração do Corpo de Alunos.

Alunos do Grêmio de Música da EFOMM misturam rock e música clássica, na Abertura do Ano Cultural de 2015. (Imagem: Jornal Pelicano)
Alunos do Grêmio de Música da EFOMM misturam rock e música clássica, na Abertura do Ano Cultural de 2015. (Imagem: Jornal Pelicano)

Dando continuidade ao Grêmio de Música, a banda “Paiol Fechados para Balanço” – composta pelos primeiranistas: Gabriel Inácio (Bateria), Drazen (Guitarra), Pâmela Cunha (Vocal), Leone (Baixo), Lucas Da Silva (Vocal) e Melo Pereira (Guitarra) – fez a plateia levantar com as músicas: Senhor do Tempo – Charlie Brown, Times like these – Foo fighters, Mulher de fase – Raimundos, Locked out of heaven – Bruno Mars e Lucky – Jason Marz, promovendo entre os alunos momentos de comunhão e entretenimento.

Grêmio de Coral

Treinado pelo professor Humberto de Mattos e liderado pelo aluno Gustavo Reis, o grêmio de coral composto pelos Alunos: Mavropoulos, Larissa Alexandre, Furtuôzo, Francesqueto, Gabriel Alves, Mario e Franco entoaram à capela as músicas Se eu não te amasse tanto assim, Meu erro, Simples Desejo, Seduzir e The lion sleeps tonight acompanhadas pelas palmas ritmadas da plateia.

Grêmio de Coral se apresenta na Abertura do Ano Cultural de 2015. (Foto: Al. Bárbara Castro / Jornal Pelicano)
Grêmio de Coral se apresenta na Abertura do Ano Cultural de 2015. (Foto: Al. Bárbara Castro / Jornal Pelicano)

Grêmio de Dança

Com a participação das Alunas Marianna Meirelles, Eloah, Thamires, Larissa Leopoldo e dos Alunos Gustavo Silva, Saraiva, Luiz Ferreira e Leonardo Souza, o Grêmio fez uma apresentação de Sertanejo Universitário com a música A Lei do desapego – Thiago Brava sendo ovacionado pela plateia com uma linda salva de palmas.

Grêmio de Dança faz performance ensaiada de sertanejo universitário, na Abertura do Ano Cultural de 2015. (Foto: Al. Francesquetto / Jornal Pelicano)
Grêmio de Dança faz performance ensaiada de sertanejo universitário, na Abertura do Ano Cultural de 2015. (Foto: Al. Francesquetto / Jornal Pelicano)

Em sua fala, ao término de todas as apresentações previstas para a noite, o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA enfatizou a importância do trabalho em equipe e da integração propiciada pelas atividades culturais. Além disso ele elogiou ‘os talentos’ existentes no Corpo de Alunos. “Vocês contam com o meu orgulho!”

Confira mais fotos do evento na galeria abaixo:

Fotografia: Al. Bárbara Castro, Al. Francesquetto e Al. Pedro Fernandes

 

COMPARTILHAR
Aluna do 2º ano de máquinas da EFOMM. Atua, com muita satisfação, como Coordenadora de projetos do Jornal Pelicano.