Na quarta feira, dia 11 de fevereiro, ocorreu o primeiro café com a SAMM do ano de 2015. A Sociedade Acadêmica organiza o evento com a finalidade de proporcionar aos alunos um contato único com profissionais da área mercante, trazendo um maior entendimento a respeito da carreira, família e praticagem.

O entrevistado desta vez foi o Comandante Mauro, que se formou como Oficial de Náutica no CIAGA na década de 70, cursou seu mestrado na Universidade Marítima da Suécia durante 1995, 1996 e 1997 e concluiu seu doutorado na Escola Superior de Guerra.

O Comandante, orgulhoso de ter estudado no CIAGA, já trabalhou no Órgão como professor de Administração, coordenador de alguns cursos e foi, também, Superintendente de Ensino.

CLC Mauro conversa com alunos da EFOMM em evento informal organizado pela Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante. (Foto: Al. Berço Cruz / Jornal Pelicano)
CLC Mauro conversa com alunos da EFOMM em evento informal organizado pela Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante. (Foto: Al. Berço Cruz / Jornal Pelicano)

O CLC Mauro comentou sobre como era a Marinha Mercante à época de sua formação, relatou  as adversidades da vida do Oficial, nos anos 70. Escalas de 12 meses embarcado e um mês em terra, bem como a difícil comunicação com a família e amigos faziam parte de uma realidade comum, a qual era extremamente prejudicial à vida social desses profissionais.

Ao longo da palestra, foi abordado que, a partir da década de 90, o mercado da Marinha Mercante Brasileira cresceu consideravelmente devido a exploração de petróleo. O surgimento do ramo “offshore” gerou muitos empregos e favoreceu o crescimento de empresas de navegação atuantes no país.

A atual situação do Mercado Mercante no Brasil também foi discutido e segundo o Comandante, necessita-se cada vez mais de profissionais qualificados e competentes, pois a concorrência está cada vez maior. No atual panorama, as companhias estão contratando oficiais de outros países como Filipinas e Peru, os quais possuem menores salários e não exigem tantos direitos trabalhistas, o que afeta diretamente os trabalhadores brasileiros. O comandante revelou sua preocupação de que, no futuro, ocorram reduções salariais.

Em determinado momento da entrevista, respondendo as perguntas feitas pelos alunos, o Comandante ressaltou que um praticante deve possuir grande vontade de aprender, fazer muitas perguntas e respeitar o superior para obter sucesso durante a praticagem. Além disso, também deu ênfase á importância do aprendizado e aperfeiçoamento da língua inglesa para tornar-se um bom profissional marítimo.

Nas considerações finais, o CLC Mauro comentou sobre um projeto o qual ele coordena, que concede curso grátis de moço de convés para pessoas de comunidades carentes. Ele concluiu o Café com a SAMM relatando um pouco mais da importância do CIAGA na vida dele, atribuindo grande valor e carinho à Instituição que, de acordo com ele, proporcionou muitas conquistas e aprendizado ao longo de sua trajetória.