A 4ª e última etapa do Processo Seletivo de acesso à Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) em 2015 começa nesta segunda. Os candidatos titulares convocados em lista publicada no site oficial do concurso deverão comparecer no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), na cidade do Rio de Janeiro, ou no Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (CIABA), em Belém do Pará, entre 0600 e 0730. O Período termina no dia 2 de fevereiro e pode haver liberação aos finais de semana.

Os itens de enxoval exigidos no Edital do certame e uma série de documentos de apresentação obrigatória durante o Período deverão ser levados pelos candidatos. Recomendamos, ainda, que, no dia, compareça-se já trajando o chamado “feraforme” (calça azul sem marcas de estilo, camisa, tênis e boné brancos solicitados no enxoval). É bom, também, que o candidato homem esteja, também, já com o corte de cabelo no padrão militar (máquinas 1 e 2, de baixo para cima, nessa ordem, com transição disfarçada a meia cabeça e linhas de costeleta e “pézinho” bem definidas). Os candidatos militares da ativa não deverão comparecer uniformizados.

O Edital do concurso define que o objetivo do Período de Adaptação da EFOMM é promover a integração dos candidatos à estrutura organizacional dos Centros de Instrução e ambientá-los às atividades e rotinas como alunos da Escola e do Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha (NFORM). Assim, o Programa para o Período abrange diversos aspectos como: atividades físicas, seleção para equipes desportivas e visitas a instalações dos Centros de Instrução. Palestras sobre a carreira de oficial da Marinha Mercante, regulamentos e regimentos internos dos Centros, normas disciplinares e direitos e deveres dos alunos também são ministradas aos candidatos.

O Período de Adaptação e Verificação de Documentos é eliminatório. Durante essa etapa, os candidatos ficam sujeitos às normas dos Centros de Instrução e aqueles que cometerem faltas disciplinares graves ou apresentarem documentação falsa são eliminados da Seleção. Os candidatos que pedirem desistência ao longo do Período, terão que indenizar a Marinha das peças de uniformes recebidas e não devolvidas e arcar com as despesas de translado de volta para casa, por conta própria.

 

O Processo Seletivo pretende selecionar jovens entre 17 e 23 anos para preencherem 395 vagas da EFOMM, sendo 230 para o CIAGA, na cidade do Rio de Janeiro, e 165 para o CIABA, em Belém do Pará. O concurso é feito em 4 etapas. A 1ª etapa, de Exame de Conhecimentos, ocorreu nos dias 16 e 17 de agosto. A 2ª etapa, de Seleção Psicofísica, se iniciou no dia 25 de outubro. A 3ª etapa, de Teste de Suficiência Física começou no dia 19 de novembro.

O Jornal Pelicano, como faz em todos os anos, realizará uma cobertura diária do Período de Adaptação. Já a partir do primeiro dia será possível acompanhar a rotina dos adaptandos conosco.

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.