Na segunda-feira, dia 12 de janeiro, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) completou seu 44º ano como formador de marítimos. Uma cerimônia foi realizada no Pátio da Bandeira para marcar o aniversário da Universidade do Mar e relembrar a sua história. O Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Aguiar Freire presidiu o evento, que contou com a presença do Comandante do Corpo de Alunos, da guarnição do Centro de Instrução e dos recém chegados candidatos a uma vaga na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), em 2015, além de seus adaptadores-alunos.

Muitas vezes considerada a Escola de Sagres da América do Sul, o início da história do CIAGA percorre um período anterior a sua existência. O ensino marítimo era restrito ao nordeste do país e aqueles que desejassem o conhecimento dos navios mercantes sem precisar ir ao Pará, entre 1892 e 1939, recorriam a aulas particulares com Oficiais da Marinha de Guerra, no Rio de Janeiro. A Segunda Guerra Mundial recrutou muitos desses Oficiais. Assim, foi necessária a abertura da Escola de Marinha Mercante do Lloyd Brasileiro para suprir a demanda de formação e o seu primeiro diretor foi o Almirante Graça Aranha.

O cargueiro adaptado com salas, Alegrete, usado pela escola, deu nome a alameda onde hoje todos os alunos da EFOMM se reúnem todos os dias. Entre as décadas de 70 e 80, o Brasil passou a ser o segundo maior construtor de navios do mundo, atrás apenas do Japão. Devido ao rápido crescimento da construção naval, se viu mais uma vez a necessidade de ampliar a capacidade de estudos do mar que acompanhassem a tecnologia. Dessa forma, em 1971 foi criado o CIAGA, no governo do General de Exército Emílio Garrastazu Médici. Em 1988, o CIAGA foi eleito, pela Organização Marítima Internacional ( IMO ), Centro Regional da Universidade Marítima Mundial.