A 4ª balsa de 11 responsáveis pelo lançamento dos fogos de artificio do Réveillon de Copacabana teve parte de suas bombas lançadoras incendiadas durante a festa. Rebocadores da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil e lanchas do Grupamemto Maritimo do Corpo de Bombeiros (GMar) prestaram apoio imediato e controlaram a situação.

O fogo começou por volta do décimo minuto da queima de fogos. Em alguns momentos, as chamas atingiram alturas elevadas e assustaram espectadores que estavam na praia e em navios de passageiros mais próximos. Ao todo, o incêndio durou cerca de 15 minutos.

Em coletiva, o secretário de Turismo da cidade, Antônio Pedro Figueira de Mello, afirmou que os 4 técnicos que tripulavam a balsa ficaram abrigados em um contêiner até que a situação estivesse segura. Eles só atuaram, com extintores de água, diretamente sobre as bombas de lancamento, após as chamas terem sido diminuídas pela aplicação de jatos de neblina dos rebocadores dos bombeiros do GMar. Uma lancha da MB rebocou a balsa para um estaleiro da Capitania onde serão investigadas as causas do incidente.

A empresa Pirotecnia Igual Brasil, responsável pelo espetáculo de fogos, reportou que o sistema operacional computadorizado funcionou abortando a queima, na balsa, e contendo a expansão do fogo. Em média cada balsa possuía 2,2 toneladas de fogos de artifício. Apesar disso, o show pirotécnico aconteceu por 16 minutos conforme o previsto.

FONTEG1
COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.