Um grupo de 19 alunos, em um total de 11 homens e 8 mulheres, de ambos os cursos de náutica e máquinas, acompanhados pela 1T Fabiana Castagnaro, foram acolhidos com toda hospitalidade pela oficialidade da embarcação NSS Felinto Perry, que desatracou da Ilha de Mocanguê, no Rio de Janeiro, por volta das 1600, em direção à Santos.

Antes de desatracarem, os alunos foram divididos em 3 grupos para, acompanhados pelos oficiais, conhecerem as instalações do navio e assistirem a manobra. Depois, eles observaram o quarto de serviço dos oficiais para aprenderem as funções e sanarem dúvidas. Neste 1º dia, ocorreu a passagem de uma frente fria.

Alunos da EFOMM em reunir no convés principal do NSS
Alunos da EFOMM em reunir no convés principal do NSS Felinto Perry. (Foto: Al. Priscila Silva / Arquivo Pessoal)

No 2º dia de embarque, os efeitos da frente fria já podiam ser percebidos. Após o meio dia,  ela gerava um mar de intensidade 4, na Escala Beaufort, agravando o jogo do navio já intenso devido ao seu formato de tipo achatado (plantado).

O navio atracou no porto de Santos, às 1700, e permaneceu do dia 23 ao dia 27 de janeiro.

Na viagem de volta para o Rio de Janeiro, a rotina dos alunos foi a mesma. As condições de mar, porém, foram melhores.

O navio

O NSS Felinto Perry tem 78m de comprimento por 17,5m de boca. É um navio de socorro e salvamento de submarinos da Marinha do Brasil. Além dos mergulhos autônomo, dependente e saturado, o Felinto Perry possibilita o resgaste dos tripulantes de um submarino avariado através de um sino de resgate. O aparato é acoplado à escotilha do submarino por um mergulhador, que desce até a embarcação através do sino de mergulho. O navio também possui câmaras hiperbáricas que são utilizadas na descompressão do mergulhador, após o mergulho.

Navio de resgaste de submarinos NSS Felinto Perry atracado. (Foto: Google Imagens)
Navio de resgaste de submarinos NSS Felinto Perry atracado. (Foto: Google Imagens)

Agradecimento

Em nome de todos os alunos da EFOMM presentes na comissão, esta repórter agradece a toda tripulação do NSS Felinto Perry, em especial, aos Ilmo. Sr. Comandante, CF Fontoura e Ilmo. Sr. Imediato, CF Michael, pela recepção e acolhida, pela paciência e atenção em apresentarem de forma brilhante a rotina e atividades da vida a bordo e por nos proporcionarem o inesquecível momento do primeiro embarque. Sem dúvidas essa oportunidade contribuiu de forma significativa para a formação de todos e nos remeterá à lembranças inesquecíveis.

COMPARTILHAR
É um orgulho imenso fazer parte do Jornal Pelicano, pois quando ser aluna da EFOMM era para mim apenas um sonho, eu o acessava na esperança de conhecer o cotidiano da escola e alimentar meu desejo de um dia alí estar. Priscila Silva - aluna do 3ºano do curso de Náutica