No dia 12 de janeiro, candidatos das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste se apresentaram no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) para o início da 4ª e última etapa do Processo Seletivo de acesso à Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), em 2015.

Logo no 1º dia, foi feita a verificação dos documentos exigidos no edital. Pela manhã, os candidatos conheceram seus nomes de guerra, adaptadores e turmas de adaptação. No Auditório Almirante Newton Braga, o Comandante do Corpo de Alunos proferiu as boas-vindas. A tarde ficou reservada para o preenchimento de fichas, corte de cabelo e recebimento de roupas de cama e uniformes. À noite, os adaptadores conduziram os adaptandos aos alojamentos em que ficariam durante a adaptação, onde foram passadas as primeiras instruções quanto aos horários e arrumação de camarote.

Candidatos realizam verificação de documentos, descobrem nomes de guerra e recebem fardamento logo no 1º dia. (Imagem: Jornal Pelicano)
Candidatos realizam verificação de documentos, descobrem nomes de guerra e recebem fardamento logo no 1º dia. (Imagem: Jornal Pelicano)

Os dias seguintes exigiram dedicação e vontade de aprender por parte de todos. Pela manhã, logo após a alvorada, os candidatos tinham seu asseio pessoal inspecionado. Em seguida, deslocavam-se até ao rancho para o Café da Manhã e, então, iniciavam a rotina prevista para cada turma.

Instruções de ordem unida, palestras, visitas às instalações da EFOMM, estudo dos regulamentos da Marinha do Brasil e do próprio Centro de Instrução, treinamento de hinos e canções, entre outras, foram as atividades que as turmas de adaptação realizaram. Ao término de cada dia, os candidatos eram liberados para seus camarotes, quando tinham a oportunidade de entrar em contato com seus familiares.

Candidatos em atividades dos dias 2 a 5 do Período de Adaptação de 2015. (Imagem: Jornal Pelicano)
Candidatos em atividades dos dias 2 a 5 do Período de Adaptação de 2015. (Imagem: Jornal Pelicano)

A rotina de fim de semana amanheceu, como nos dias anteriores, com rigorosa inspeção de uniforme. Eles não sabiam, porém, que, após o Café da Manhã, momentos de descontração lhes aguardariam. Aconteceria o Torneio dos Novos, competição na qual as 8 turmas de adaptação foram divididas em 4 companhias. Elas competiram entre si no cabo de guerra, vôlei e natação. Todos vibraram muito!!! Cartazes e bandeiras foram improvisadas e brados ecoaram pelas instalações esportivas do CIAGA. A companhia formada pelas turmas Alfa e Bravo foi a grande vencedora e conquistou o direito de avançar ao rancho primeiro nas refeições seguintes.

No fim de semana, candidatos competem no Torneio dos Novos. (Imagem: Jornal Pelicano)
No fim de semana, candidatos competem no Torneio dos Novos. (Imagem: Jornal Pelicano)

Assim terminou a primeira semana da Adaptação 2015, repleta de atividades de forma a preparar o candidato a integrar o Corpo de Alunos do CIAGA, a cumprir, com eficiência, a sua rotina.
Confira mais fotos da 1ª semana na galeria disponível neste link.


Fotografia: Al. Tainah Salgado e Al. Alessandro

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.