Nessa segunda, dia 8 de dezembro, foi realizada a entrega de prêmios escolares aos alunos do 3º ano, que foram destaque durante seu período de formação. A cerimônia ocorreu no Auditório Almirante Newton Braga e foi presidida pelo Exmo. Sr. Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros. Compuseram a mesa, juntamente com o Exmo. Sr. DPC, o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, o Exmo. Sr. Sub-chefe de Organização e Assuntos Marítimos do Comando de Operações Navais, o Exmo. Sr. Superintendente de Ensino e o Ilmo. Sr. Imediato do CIAGA. Fizeram-se presente, também, representantes de diversas empresas de navegação, outras autoridades e demais oficiais do CIAGA.

Diretor de Portos e Costas premia primeiros colocados dos cursos de Náutica e Máquinas.
Diretor de Portos e Costas premia primeiros colocados dos cursos de Náutica e Máquinas.

Seguem abaixo as premiações referentes a cada aluno-destaque:

Prêmio Diretoria-Geral de Navegação: conferido ao aluno que obteve a maior nota final de classificação, dentre todos os alunos da EFOMM. O Comandante-Aluno Saviatto recebeu o prêmio das mãos do Exmo. Sr. Sub-chefe de Organização e Assuntos Marítimos do Comando de Operações Navais.

Prêmios Diretoria de Portos e Costas: conferidos aos alunos que obtiveram a maior nota final de classificação no curso de formação de náutica e no curso de formação de máquinas. Novamente, o ComAl Saviatto foi agraciado, sendo o 1º colocado do curso de náutica, juntamente com o Oficial-Aluno Heberth, 1º de máquinas. Ambos receberam os prêmios do Exmo. Sr. Diretor de Portos e Costas.

Prêmio Centro de Instrução Almirante Graça Aranha: conferido ao aluno que obteve a maior média de conceito de oficialato durante o Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Se enquadrando, novamente, no critério da premiação, o ComAl aluno Saviatto recebeu do Exmo. Sr. Comandante do CIAGA o agraciamento.

Prêmios Fundação de Estudos do Mar (FEMAR): conferidos aos alunos que obtiveram a segunda maior nota final de classificação no Curso de Formação de Náutica e no Curso de Formação de Máquinas. A Imediato-Aluno Joana Paruolo, 2ª colocada do curso de náutica e o Oficial-Aluno Ramires, 2º de máquinas receberam a premiação de representantes da Fundação.

ImAl Joana Paruolo e OfAl Ramires são premiados. (Foto: Al. Yasmin / Jornal Pelicano)
ImAl Joana Paruolo e OfAl Ramires são premiados. (Foto: Al. Yasmin / Jornal Pelicano)

Prêmios Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNav): conferido aos alunos que obtiveram a maior média nas disciplinas Prática de Procedimentos de Passadiço (PRP-1), Economia do Transporte Marítimo (ETM-1) e Oceanografia Física (OCS-1). O ComAl Saviatto e a ImAl Joana Paruolo foram, novamente, agraciados. Da mesma forma, o OfAl Araújo também recebeu o reconhecimento. Representantes do CASNAV entregaram os presentes.

ImAl Joana Paruolo e OfAl Araújo recebem prêmios. (Foto: Al. Yasmin / Jornal Pelicano)
ImAl Joana Paruolo e OfAl Araújo recebem prêmios. (Foto: Al. Yasmin / Jornal Pelicano)

Prêmio Comissão de Desportos da Marinha: conferido ao aluno que obteve a maior média em educação física. O aluno Felipe Nazareth foi o agraciado recebendo o prêmio diretamente das mãos do Ilmo. Sr. Imediato do CIAGA.

Prêmio Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão: conferido ao aluno que obteve a maior média na disciplina Básico de Combate a Incêndio (CIN-1). O OfAl Mesquita recebeu o prêmio das mãos de representantes desse Centro.

Prêmio Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo: conferido ao aluno que obteve a maior média nas disciplinas de Radioperador Geral I e Radioperador Geral II. A ImAl Joana Paruolo, outra vez, foi agraciada pelo ComConTraM.

Prêmio Centro de Capitães: conferido ao aluno  que obteve a maior nota final de classificação no Curso Formação de Náutica. O Centro de Capitães premiou o ComAl Saviatto em reconhecimento ao seu mérito.

Prêmio Piloto Carlos Francisco Rosa e Prêmio Professor Evandro Ferreira Torres: conferidos aos alunos que obtiveram a maior nota final de classificação no Curso de Formação de Náutica e no Curso de Formação de Máquinas. O ComAl Saviatto e OfAl Heberth foram presenteados por representantes do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante.

Prêmios Sindicato Nacional das Empresas de Navegação (SYNDARMA): conferido ao aluno, do curso de Náutica, que obteve a melhor média nas disciplinas Arquitetura Naval I (ARQ-1) e Economia do Transporte Marítimo (ETM-1) e, do curso de Máquinas, Materiais de Construção Mecânica (MCM-1) e Legislação Marítima e Ambiental (LEG-1/M). Os agraciados foram a ImAl Joana Paruolo e Al. Ruan diretamente por representantes do SYNDARMA.

Prêmios Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (ABEAM): conferidos ao aluno, de Náutica, que obteve a melhor média nas disciplinas de Técnica de Busca e Salvamento (TBS-1) e Telecomunicações (TEL-1) e ao aluno, de Máquinas, que obteve a melhor média nas disciplinas de Fabricação Mecânica I (FAM-1) e Fabricação Mecânica II (FAM-2). Os prémios foram entregues à ImAl Joana Paruolo e Al Chagas por representantes da ABEAM.

Prêmio Maritimidade Transpetro: conferido ao aluno que obteve o melhor desempenho em embarques, visitas em navios de transporte marítimo e da MB, saídas em embarcações à vela e à remo, atividades de mergulho e trabalhos sobre atividade marítima. O Al Duncan foi o premiado recebendo o presente de representantes da empresa Transpetro.

Prêmios Maersk: conferidos aos alunos que obtiveram a maior média nas disciplinas Inglês Técnico I e Inglês Técnico II. A empresa agraciou os OfAls Gabriel Rocha e Heberth.

Prêmio Maersk Training: conferido ao aluno que obteve a maior média nas disciplinas desenvolvidas no centro de simuladores. O ComAl Saviatto recebeu-o das mãos de representantes da empresa Maersk Training.

Prêmio Solstad: conferido ao aluno que obteve maior média global nas disciplinas de Refrigeração e Tecnologia de Soldagem I. O OfAl Heberth foi agraciado por representantes da empresa.

Prêmio Grupo Barbeito: conferido ao aluno que obteve a melhor média nas disciplinas de Técnica de Transporte Marítimo I (TTM-1) e Técnicas de Transporte Marítimo II (TTM-2). O ComAl Saviatto foi, novamente, reconhecido e recebeu o prêmio de representantes do Grupo.

Prêmio Wilhelmsen Ships Service: conferido ao aluno que obteve a melhor média nas disciplinas de Máquinas e Equipamentos Auxiliares (MAQ-1) e Operações de Motores e Sistemas Auxiliares (MAQ2-M). O Al Vogas foi premiado por representantes da empresa Wilhelmsen Ships Service.

Prêmios De Moura Shipping: conferidos aos alunos que obtiveram as melhores médias nas disciplinas de náutica Estabilidade I e Estabilidade II e, de máquinas, Automação Industrial. Os OfAl Patrick e Heberth foram agraciados pelo CLC De Moura.

Prêmio Prático Chico Marques: conferido ao aluno Presidente do Grêmio de Náutica. O OfAl Matheus Costa foi agraciado pela Praticagem da Barra do Rio Grande.

Prêmio Prático Dragão do Mar: conferido ao aluno Comodoro do Grêmio de Vela. O aluno Heitor Belo foi também premiado pela Praticagem da Barra do Rio Grande.

Prêmio Prático Zé Peixe: conferido ao aluno Presidente da revista eletrônica O Pelicano – este Jornal. O OfAl Caíque foi agraciado pela Praticagem da Barra do Rio Grande.

Prêmios Prático Nelcy: conferido ao melhor atleta do grêmio de vela, melhor atleta da equipe de remo, melhor atleta da equipe de natação e ao presidente do grêmio de mergulho autônomo. O OfAl Mesquita e os alunos Bruno Nunes, Aversa e Tiê foram, respectivamente, também premiados pela Praticagem da Barra do Rio Grande.

Prêmios especiais foram dados a alunos que obtiveram desempenho destacado durante os 3 anos acadêmicos da EFOMM. O Prêmios Brascrew foi entregue ao OfAl Araújo e ao OfAl Alvim por essa empresa; os Prêmios Log-in foram dados aos OfAls Mesquita e Soroldoni por representantes desta empresa; os Prêmios Navemestra foram para os OfAls Patrick e Francisco dados por representantes da empresa. Os Prêmios Solstad foram concedidos ao OfAl Caíque e ao Comodoro do GV Heitor Belo.

Continuando a série de prêmios especiais, os OfAls Gabriel Rocha e Ruan, o OfAl Albani e o Al. Felipe Nazareth, a Al. Caroline Vieira e o Al. Revoredo, o OfAl Marcus Costa e a Al. Natasha e, finalmente, o OfAl Teddi e o Al. Espírito Santo ganharam, respectivamente, os Prêmios Elcano, Flumar, Instituto de Ciências Náuticas, Bravante e Poupex. As empresas, fundações e instituições também enviaram um representante para premiá-los.

Diversas autoridades proferiram palavras de motivação aos alunos. Dentre elas, destaca-se o Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, o Ilmo. Sr. Álvaro José de Almeida Júnior. Ele discursou a respeito do futuro da Turma a se formar. Lembrou-os da responsabilidade que a profissão exige e da sua grandeza. Afirmou que navegar é uma ciência exata, citando o célebre poeta Fernando Pessoa. Abaixo segue a transcrição de sua fala:

Prezados alunos e alunas que amanhã trocarão as suas 3 divisas de suas platinas, que simbolizam o PELICANO, pássaro que tem a maior envergadura e voa alto; só os pássaros ousados voam alto. Vocês, amanhã, trocarão essas platinas por uma de aspirantes a oficial da Marinha Mercante. Isso envolve responsabilidade. Usem-na com dignidade, com amor à nossa profissão e amor à Pátria! Fernando Pessoa, o poeta do mar, dizia que ‘navegar é preciso e viver não é preciso’. Ele se referia não ao verbo precisar, mas ao substantivo precisão. Navegar se baseia numa ciência exata, matemática. Nós sabemos onde vamos, aonde vamos chegar. Não esqueçam que no mar, a distância mais curta não é uma reta, é uma curva. Não esqueçam, também, que vocês exercem uma profissão de alcance internacional, uma profissão importante, e que, sendo a Terra redonda e o nosso horizonte infinito, a nossa inspiração são as estrelas. Esse é o nosso lema.

Boa sorte e sejam felizes!

 

Confira as fotos do evento, na galeria abaixo:

Foto: Al. Yasmin / Jornal Pelicano