Em clima de despedida, os alunos do 3º ano se reuniram no auditório Alte Newton Braga, na tarde dessa terça-feira, dia 2 de dezembro, para assistir a apresentação das monografias do comandante-aluno Saviatto, do oficial-aluno Hebert e dos alunos Rodrigues e Orlandi. Os palestrantes foram escolhidos com base nas notas obtidas em seus Trabalhos de Conclusão de Curso e se apresentaram, também, para mestres, oficiais e representantes de companhias mercantes que se fizeram presente. A cerimônia foi presidida pelo Exmo. Sr. Superintendente de Ensino, CAlte (RM1) Falcão.

Semelhança Física e Modelo em Escala Reduzida

O primeiro a subir ao palco foi o comandante-aluno Saviatto cujo título da apresentação foi Semelhança Física e Modelo em Escala Reduzida. Atento às tendências do mercado da construção naval, o ComAl buscou iluminar a pouco divulgada área de protótipos miniaturizados, que consiste na construção de réplicas menores de projetos de navios para o estudo das propriedades hidro e aerodinâmicas de seu correspondente em escala real.

ComAl Saviatto posa com seu orientador, professor Herman.
ComAl Saviatto posa com seu orientador, professor Herman. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

Embasado no conhecimento de seu orientador, o professor e engenheiro Hermann, Saviatto explorou as implicações que esta técnica tem na construção naval, desmistificando desde seus nascimento e primeiras aplicações até os avançados procedimentos aplicados atualmente. Ao ser abordado pela equipe do jornal, o aluno fez questão de agradecer ao seu orientador e aos mestres Kopezynski, Adilson Coelho e Magalhães pelo apoio quando da realização da fase de pesquisa para a monografia.

Uso de Células Combustíveis a Bordo: Geração de Energia Elétrica

Preocupado com as questões ambientais que assombram o uso de combustíveis fósseis e o futuro da Marinha Mercante, o oficial-aluno Hebert subiu ao palco para revelar três meios novos de geração de energia por meio de células combustíveis. Não só explicitando as vantagens da adoção dos mesmos, ele procurou, a todo momento, ser o mais imparcial possível, revelando também as desvantagens destes e pondo as dados lado a lado com suas contrapartidas.

Aluno Heberth recebe diploma de palestrante do CIAGA. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)
Aluno Heberth recebe diploma de palestrante do CIAGA. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

A visão detalhada da evolução histórica das formas de geração de energia a bordo foi crucial para a defesa de sua tese de que, hoje em dia, é viável a utilização desta novidade, culminando com o exemplo do Viking Lady, um dos mais ecologicamente corretos navios que existe.

Vídeo-Aula: Estabilidade

Movido pelo desafio lançado por seu orientador, o Professor Vaiceberg, o aluno Rodrigues utilizou de seu conhecimento de informática para revitalizar um importante arquivo do acervo do CIAGA: uma vídeo-aula de caráter fundamental para o aprendizado aprofundado das características acerca do tema estabilidade.

Esse vídeo, mesmo de tamanha importância, data da década de 70 e, desde sua gravação, mantinha-se com as mesmas qualidades que podiam ser encontradas à época, o que o tornava, visto a evolução das técnicas de ensino desde então, ultrapassado e enfadonho.

Aluno Rodrigues posa com brindes de empresas e diploma de palestrante do CIAGA. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)
Aluno Rodrigues posa com brindes de empresas e diploma de palestrante do CIAGA. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

Como os conhecimentos contidos no antiquado filme – de linguagem de Portugal – eram cruciais, o aluno viu a necessidade de regravá-lo. A regravação utilizou técnicas avançadas de computação e animação, língua nacional, áudio de melhor qualidade e vídeo colorido.

Ao fim da sua apresentação, Rodrigues ressaltou a importância da atualização destas ferramentas de ensino, fundamentais para o melhor aprendizado dos alunos questionando ‘o quão melhor seria a qualidade de ensino na Escola se todos os alunos pudessem contribuir dessa maneira’.

Mapeamento do Deslocamento do Plano Neutro: Eficiência das Máquinas a Bordo

Com uma verdadeira aula de física, o aluno Orlandi revelou os pormenores da ocorrência do chamado Ponto Neutro e suas variações, que interferem no funcionamento das máquinas.

Aluno Orlandi palestra sobre Mapeamento do Deslocamento do Plano Neutro: Eficiência das Máquinas a Bordo. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)
Aluno Orlandi palestra sobre Mapeamento do Deslocamento do Plano Neutro: Eficiência das Máquinas a Bordo. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

Orientado pelo Professor Paulo Pinto, Orlandi montou, por si mesmo – com materiais obtidos em um ferro velho e no próprio CIAGA – um motor elétrico e o utilizou para medir as variações desse ponto, mapeando-as em um gráfico e relacionando-as à eficiência de seu gerador.

Encerramento do Primeiro Dia de Apresentação

Ao término das apresentações, os alunos receberam um diploma de palestrante do CIAGA. Além isso, representantes das companhias de navegação Maersk, Transpetro e Wilson Sons também presentearam-lhes.

 

Confira mais fotos do evento na galeria abaixo:

Foto: Al. Alessandro e Al. Larissa Cazarim

COMPARTILHAR
Aluno do terceiro ano de Náutica, atualmente é o Vice-Presidente do Jornal Pelicano.