Aconteceu nessa quarta-feira, dia 3 de dezembro, no auditório Almirante Newton Braga, o 2º e último dia de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Da mesma forma do 1º dia de apresentações, os oficiais-alunos Caíque, Ramires e Soroldoni e o aluno Bohrer tiveram suas monografias selecionadas dentre as melhores de sua Turma, 2 do curso de náutica e 2 de máquinas.

A plateia foi composta por alunos dos 2º e 3º anos. Além deles, professores, familiares de alunos e representantes das empresas de navegação Maersk, Wilson Sons, Vale e Transpetro estiveram presentes. A cerimônia foi presidida pelo Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Aguiar Freire.

A representação das empresas é importante para incentivar a produção de trabalhos de qualidade. Lembranças, brindes e bolsas foram dados para cada um dos palestrantes nos dos dias de apresentação. Os laços entre os jovens mercantes e seus prováveis futuros empregadores são reforçados com essas atitudes.

Dispositivos Responsáveis Pelo Controle e Manobra das Embarcações Mercantes

O Presidente do Jornal Pelicano, OfAl Caíque teve o privilégio de iniciar a rodada de apresentações tratando de um tema de fundamental importância para 70% do comércio mundial: o controle das manobras das embarcações.

OfAl Caíque posa com seu orientador, o professor Herman
OfAl Caíque posa com seu orientador, o professor Herman (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

Conectando as origens da aviação com o desenvolvimento da navegação, ele revelou a intimidade existente entre as forças que promovem a sustentação das aeronaves, geradas por suas asas, e aquelas que promovem a manobrabilidade de embarcações, geradas pelo leme.

Analisando este último e suas variadas formas ao longo dos anos, Caíque desvendou, inclusive, sua correlação com o famoso desastre que acometeu o navio Titanic, retratado poeticamente por James Cameron no ano de 1997 em filme homônimo.

Mais uma vez emprestando seus conhecimentos na área, o Professor Hermann recebeu agradecimentos do palestrante, seu orientado.

Controle Eletrônico da Injeção de Motores

Detalhando o funcionamento dos motores a explosão, o OfAl Soroldoni, guiado pelos conhecimentos de seu orientador, o professor Barbosa, revelou a importância da Central Eletrônica na economia de combustível.

Segundo o aluno, a central é um computador encarregado do cálculo do melhor momento para se aplicar o combustível na câmara, bem como a quantidade ideal a ser despejada, mapeando a posição exata de cada pistão no ciclo do motor.

OfAl Soroldoni recebe diploma de palestrante do CIAGA. (Foto: Al. Larissa Cazarim / Jornal Pelicano)
OfAl Soroldoni recebe diploma de palestrante do CIAGA. (Foto: Al. Larissa Cazarim / Jornal Pelicano)

A aplicabilidade desta técnica varia do motor a diesel à turbina a gás, e, sendo incrementada cada vez mais com avanços tecnológicos na área do processamento dos dados coletados pelos sensores do motor, servem, inclusive, para reduzir a emissão de gases poluentes.

Ao término do evento, questionado a respeito de a quem ele gostaria de dedicar este importante momento, Soroldoni fez questão de agradecer aos seus companheiros de turma pelo apoio ao longo de todos os três anos nos quais estiveram juntos

Automação em Motores Diesel: Um Estudo Sobre a Tecnologia “Common Rail”

Penúltimo a se apresentar, o aluno Bohrer aproveitou a palestra anterior para explorar a utilização da central elétrica no controle das emissões gasosas do motor.

Seu foco, conforme o tema da monografia, foi a técnica do “Common Rail”, espécie de “esteira” comum a todos os bicos injetores que fornece combustível sob alta pressão aos mesmos, independendo da rotação do motor. Sua aplicação gera a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, principalmente os óxidos e dióxidos de nitrogênio, genericamente denominados NOx, a ponto de eliminar completamente a existência de fumaça visível nas saídas dos motores.

Aluno Bohrer faz analogia do Sistema de Injeção Eletrônica com a divisão de trabalho em uma fábrica. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)
Aluno Bohrer faz analogia do Sistema de Injeção Eletrônica com a divisão de trabalho em uma fábrica. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

Sempre com seu característico bom humor, após o fim do evento, Bohrer não hesitou em agradecer a Deus, em primeiro lugar, à sua família, a seu orientador, o professor Barbosa, ao seu primeiro orientador, o professor Júlio de Jesus, que não pôde acompanha-lo até o fim da confecção da monografia por motivos de saúde, e ao GMAQ, grêmio de máquinas da EFOMM.

FMEA, Sistema DP e Navios-Sonda

O encerramento do ciclo de palestras deu-se com o maquinista Ramires, que, contrariando a sua escolha de curso, optou por uma pesquisa ligeiramente ligada à área de náutica.

A FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) espécie de relatório de falhas, é um estudo estruturado e sistemático das mesmas, provendo causas, efeitos, grau de severidade e possíveis correções destas que tanto atormentam mercantes e companhias.

OfAl Ramires apresenta monografia com o título "FMEA, Sistema DP e Navios-sonda". (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)
OfAl Ramires apresenta monografia com o título “FMEA, Sistema DP e Navios-sonda”. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

Ao dedicar seu período de férias no estudo dessas análises, Ramires descobriu sua aplicabilidade em qualquer área naval, inclusive no que tange aos navios-sonda e ao sistema DP (Dynamic Positioning).

Outra de seus lampejos foi a estrita relação entre simuladores e FMEA, uma vez que, em simuladores, os erros podem ser extensivamente explorados e dissecados, favorecendo melhores soluções para quando ocorrerem.

Ramires ainda agradeceu as instruções dadas por seu orientador, o professor Nélio, e todo o apoio recebido por parte de sua família e seus amigos.

Encerramento do Evento

Após a última apresentação, o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA fez uso da palavra para agradecer aos alunos pela excepcional demonstração de conhecimentos, aos familiares que ali se encontravam, aos representantes Eduardo e Fernando, Márcio e Gagliardi, das companhias de navegação Maersk, Vale e Wilson Sons, respectivamente, e à Transpetro, que esteve presente apenas no primeiro dia, mas também enviou brindes para os palestrantes do segundo dia.

Comandante do CIAGA aplaude alunos palestrantes. (Foto: Al. Larissa Cazarim / Jornal Pelicano)
Comandante do CIAGA aplaude alunos palestrantes. (Foto: Al. Larissa Cazarim / Jornal Pelicano)

O Comandante também convidou ao palco os 8 alunos que apresentaram seus TCCs nos 2 dias de evento. Ele cumprimentou-os um a um dizendo estar ‘orgulhoso’ pelo que pode ver de suas apresentações. Solicitou, ainda, uma salva de palmas para homenageá-los a todos os presentes.

Em seu discurso, o Comandante frisou a importância dessa conexão alunos-empresas, ressaltando também que a cooperação entre as marinhas de guerra e mercante é fundamental para o desenvolvimento do país.

Confira a galeria de fotos do 2º dia de apresentação de monografias:

 Foto: Al. Alessandro e Al. Larissa Cazarim / Jornal Pelicano

COMPARTILHAR
Aluno do terceiro ano de Náutica, atualmente é o Vice-Presidente do Jornal Pelicano.