A Lista de Classificação Final já saiu e, assim como os documentos, os candidatos titulares já podem começar a preparar o enxoval para o Período de Adaptação

O Jornal Pelicano preparou uma lista do que se deve e não deve levar para esse período, baseado não somente nos itens mínimos estipulados pelo Edital do concurso, mas, também, no que consideramos mais relevante.

Todos os candidatos devem levar

  • 6 cabides plásticos na cor preta.
    Eles serão usados para organizar o fardamento que os candidatos receberão durante o período. Ajudam a manter o asseio dos uniformes, assim como evitam que se amarrote as peças passadas e vincadas.
  • 2 cadeados de 20 a 35mm (com chave sobressalente).
    Serão usados para trancar os armários recebidos durante a adaptação. Se na correria do Período o candidato perder uma das chaves, ele poderá utilizar a sobressalente – que precisa estar guardada em um local seguro fora do armário. No caso extremo do candidato perder, também, a chave sobressalente, será necessário cortar o cadeado e, depois, substituí-lo. Para evitar esse problema, aconselhamos a compra de cadeados com senha.
  • 12 camisas brancas, meia manga, de malha de algodão.
    A troca de roupa é intensa e não há tempo para lavá-las. Esse é o número mínimo previsto no Edital. Se o candidato julgar necessária a compra de mais unidades, ele pode o fazê-lo. Aconselhamos as candidatas a levarem, pelo menos, o dobro dessas camisas, porque elas serão utilizadas, também, no uniforme de educação física.
  • 1 caneta ou carimbo para marcar roupas.
    Como todo candidato utilizará itens de enxoval parecidos, é aconselhável marcá-los para não haver confusão quanto a posse de material. Isso deverá ser feito logo no primeiro dia, assim que o candidato conhecer o seu nome de guerra e não antes.
  • 1 par de sandálias tipo havaiana na cor preta.
    Serão usadas no camarote, após a rotina e com o uniforme de natação – que será dado aos candidatos.

    Turma Charlie de adaptação do ano de 2013 treina para Formatura de Entrega de Platinas trajando o uniforme "cascatinha"
    Turma Charlie de adaptação do ano de 2013 treina para Formatura de Entrega de Platinas trajando o uniforme “cascatinha” (Foto: Prado / Arquivo Jornal Pelicano)
  • 6 pares de meia branca de algodão e 5 pares de meia preta, também de algodão.
    As meias brancas serão utilizadas com o chamado “feraforme” – conjunto de boné branco, camisa branca e calça jeans azul utilizado no início da adaptação – e com o uniforme de educação física. Por isso, é aconselhável que o candidato leve o número de meias que considerar suficiente para todo o período, além do mínimo estipulado. Já as meias pretas serão usadas com o chamado “cascatinha”, mais para o final da adaptação.
  • 2 pares de tênis branco para educação física.
    É aconselhável que o tênis já tenha sido usado anteriormente para imediata adequação aos pés. Eles serão utilizados para educação física, por isso, é bom, também, que eles sejam apropriados para corrida. Será cobrado o mínimo de detalhes que não sejam da cor branca. O candidato deve evitar tênis com detalhes em cores chamativas e preferir os com detalhes em azul escuro, caso não encontre tênis no padrão pedido.
  • 2 toalhas de banho brancas, sem franja, e 2 toalhas de rosto brancas, igualmente sem franja.
    O candidato não deve bordar as toalhas antes de conhecer seu nome de guerra. A marcação deverá ser feita com uma caneta ou carimbo – parte deste enxoval. Como as toalhas ficam secando em varal, é imprescindível que o candidato as marque.
  • Material de higiene e de uso pessoal.
    Escova, pasta de dente, fio dental, desodorantes, shampoo e sabonetes.
  • 3 calças jeans compridas na cor azul escura, não desbotada e sem “stretch”.
    Elas são parte do chamado “feraforme” e serão utilizadas na maior parte da adaptação. As calças não deverão possuir quaisquer tipo de mancha ou detalhes de estilo como rasgados, amassados ou desbotados.

    Turma Golf de adaptação do ano de 2013 corre pela alameda Alegrete trajando o "feraforme". (Foto: Prado / Arquivo Jornal Pelicano)
    Turma Golf de adaptação do ano de 2013 corre pela alameda Alegrete trajando o “feraforme”. (Foto: Prado / Arquivo Jornal Pelicano)
  • 1 cinto preto civil
    Usado, também, no “feraforme”. Como a calça, o cinto deverá ser simples, não possuindo qualquer detalhe de estilo, mas poderá ser de qualquer material desde que absolutamente preto.
  • 2 bonés brancos sem marcas
    Também parte do “feraforme”, é importante que o boné não possua nenhum tipo de marca.
  • 1 mala e 1 mochila na cor preta
    É bom que a mala seja preta, também, ou contenha o menor número de detalhes em outras cores possível. Pode ser de carrinho ou de mão, não há restrições nesse sentido.
  • 2 unidades de protetor solar
    Como a exposição ao sol é intensa durante o período, o uso de protetor solar é indispensável.
  • Material para anotação
    Caneta, lápis, caderno e blocos de rascunho. Como haverá aulas durante o período, é importante que o candidato esteja com esse material para realizar as anotações que achar pertinente.

Os candidatos homens devem levar

  • 5 camisetas brancas sem manga
    Usadas no uniforme de educação física
  • 1 sunga preta sem detalhes de marca
    A sunga não deverá possuir nenhum detalhe em outra cor nem identificação de marca, mínima que seja.

    Turma Foxtrot de adaptação do ano de 2013 corre na alameda Alegrete trajando o uniforme de educação física. (Foto: Prado / Arquivo Jornal Pelicano)
    Turma Foxtrot de adaptação do ano de 2013 corre na alameda Alegrete trajando o uniforme de educação física. (Foto: Prado / Arquivo Jornal Pelicano)

As candidatas mulheres devem levar

  • 5 unidades de meia-calça cor de pele
  • 2 redes para cabelo na cor do cabelo da candidata
  • 1 touca de natação preta
    Usada nas aulas de natação durante e após o Período de Adaptação.

É bom que todos candidatos levem

  • Kit de costura – agulha e linha
    O candidato precisará fazer bainha em alguns uniformes recebidos. A linha deve ser da cor bege.
  • Garrafa de água
    Após a rotina, o trânsito pelos corredores e pavimentos são limitados. É bom que o candidato tenha como armazenar água, caso tenha sede à noite.
  • Cortador de unha
    Aconselhamos do tipo tesoura, porque eles também poderão ser utilizados para cortar linhas ou o que for preciso.
  • Despertador
    É bom que os candidatos levem, também, despertadores à pilha. Celulares não serão permitidos durante o Período.
  • Extensão elétrica, benjamim e adaptadores de tomada
    É aconselhável que se leve alguma extensão elétrica, também. Serão muitos querendo usar as tomadas que nem sempre estão facilmente acessíveis. Benjamim e adaptadores também são importantes, porque nem todas as tomadas estão disponíveis no novo padrão.
  • Lanterna e pilhas
    Durante a Adaptação, após as 22h, as luzes dos camarotes deverão ser desligadas. No entanto, é muito provável que os candidatos tenham muito o que fazer. Dessa forma, é bom que se disponha de lanternas para auxiliar nessas tarefas.
  • Casaco
    Apesar de verão, as noites nas proximidades da Baía de Guanabara podem ser bem frias. Nesse caso, aconselha-se que o candidato leve casaco para dormir. A manta não costuma ser o suficiente.
  • Repelente
    Recomendamos que se leve também repelentes de insetos.
  • Relaxante muscular
    A rotina física durante o Período de Adaptação é intensa da primeira à última hora do dia. Dessa maneira, é comum que os candidatos tenham algum tipo de dor muscular leve, durante o período. A Enfermaria da Organização Militar (OM) está sempre disponível, mas aconselhamos aos candidatos levarem relaxantes musculares de aplicação direta aerosol ou pomada. Remédios em comprimidos, com tarja vermelha ou com tarja preta só serão aceitos com a devida prescrição médica e deverão ser comunicados logo no primeiro dia.
  • Graxa preta, vela, escova, meia-fina e algodão
    Os candidatos receberão pares de sapato preto durante a Adaptação para usar com o uniforme “cascatinha” e, posteriomente, o “bege”. Esses itens são, normalmente, necessários para o bom engraxe deles, mas levá-los é de decisão do candidato. É bom que se aprenda já a engraxar, porque isso será cobrado como parte do asseio pessoal durante as inspeções diárias, na Adaptação. No entanto, os adaptadores-alunos também os ensinarão a fazê-lo. Graxas líquidas não serão permitidas e serão recolhidas ao primeiro dia, caso o candidato leve.
  • Dinheiro
    Os candidatos não terão acesso à cantina da OM, no entanto, poderão usufruir de serviços de barbearia e de costura disponíveis. Provavelmente, R$30,00 é o suficiente para a maioria dos candidatos. Aos candidatos que morarão na OM e não planejam retornar para casa após este Período, aconselhamos que leve dinheiro suficiente para 2 meses. Esse é, geralmente, o tempo que demora para o primeiro soldo ser depositado na conta corrente dos candidatos que passarem com êxito pelo Período.
  • Varal e pregadores
    Todo camarote possui varais para se estender roupas. No entanto, durante a Adaptação, eles não são suficientes. Aconselhamos os candidatos a levarem pequenos varais ou pregadores para que consigam estender suas roupas.
  • Sabão de coco
    Como já dito, a rotina durante o Período de Adaptação é muito intensa e uso das roupas, também. Os candidatos poderão se ver na falta de roupa, caso não tenham levado-as em número suficiente. Nesse sentido, sabão de coco é indispensável para que se possa lavá-las.
  • Ferro de Passar 110V e pano macio
    Este é um dos itens que consideramos um dos mais indispensáveis. Os candidatos precisarão passar o uniforme todos os dias e é bom que cada candidato possua o seu. Aconselhamos, também, o candidato a levar um pano macio para colocar por debaixo da roupa, quando for passar. Isso evita que se manche e, até mesmo, queime os uniformes.

É bom que os candidatos homens levem

  • Aparelho de barbear, lâminas, espuma e loção pós-barba
    Como a barba deverá ser feita diariamente, talvez, até 2 vezes por dia, aconselhamos que os candidatos levem aparelhos com múltiplas lâmina e loção pós-barba para amenizar a irritação.

É bom que as candidatas mulheres levem

  • Gel
    É bom que as candidatas levem cerca de 5 potes de gel. De preferência, os que ofereçam máxima fixação.
  • Grampos, elástico preto e tic-tacs
    Como as candidatas deverão estar de coque, recomendamos que se tenha à disposição todo esse material.
  • Tops
    Aconselhamos as candidatas a usarem tops ao invés de sutiã.
  • Maiô preto
    O maiô será usado para natação.
  • Short preto de malha
    Aconselhamos a compra de 2 unidades. Eles serão usados junto com o uniforme de Educação Física. Não devem ficar muito colados no corpo.

    Candidatas-alunas de 2013 correm trajando uniforme de educação física. (Foto: Prado / Jornal Pelicano)
    Candidatas-alunas de 2013 correm trajando uniforme de educação física. (Foto: Prado / Jornal Pelicano)

Os candidatos não devem levar

  • Roupa de cama
    A Marinha do Brasil (MB) fornecerá a roupa de cama necessária para o Período logo no primeiro dia. Lençol, fronha, travesseiro e manta verde.
  • Comida
    Os candidatos não devem levar comida para a Adaptação. Esse material será recolhido no início do Período.
  • Papel Higiênico e Álcool Gel
    Os itens de higiene coletiva serão todos fornecidos pela MB.

É bom que os candidatos não levem

  • Livros, jogos e passatempos
    Tais itens não são permitidos durante o Período. Por isso, recomendamos que não se leve, porque apenas ocupará espaço na mala.
  • Notebooks, Internet Móvel e outros aparelhos eletrônicos
    A comunicação externa não é permitida durante o Período de Adaptação. Dessa forma, esses itens serão recolhidos logo no primeiro dia e devolvidos posteriormente.
  • Celulares
    Os candidatos podem e até encorajamos que leve aparelhos celulares. No entanto, eles não poderão utilizá-los durante a Adaptação. Como feito com os itens anteriores, eles serão recolhidos ao início do Período e devolvidos oportunamente.

 

O Processo Seletivo pretende selecionar jovens entre 17 e 23 anos para preencher 395 vagas das Escolas de Formação de Oficias da Marinha Mercante, sendo 230 para o CIAGA, na cidade do Rio de Janeiro e 165, para o CIABA, em Belém do Pará. O concurso é feito em 4 etapas. A 1ª etapa, de Exame de Conhecimentos, ocorreu nos dias 16 e 17 de agosto. A 2ª etapa, de Seleção Psicofísica, se iniciou no dia 25 de outubro. A 3ª etapa, de Teste de Suficiência Física começou no dia 19 de novembro.

O Período de Adaptação começa no dia 12 de janeiro e vai até o dia 2 de fevereiro. O Jornal Pelicano, como faz em todos os anos, realizará uma cobertura diária do Período. Já a partir do primeiro dia da Adaptação será possível acompanhar a rotina dos adaptandos conosco.

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.