Nesse sábado, dia 29 de novembro, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha sediou a XV Regata CIAGA, última etapa do XIV Circuito Poder Marítimo de Remo em Escaler. O evento contou com a presença das equipes do CIAGA, CIAW, ESQUADRA, CN, EN, DGMM, CFN e CIAA, que competiram nas categorias SUB-24, Aspirante, Misto, Veterano, Feminino e Sênior.

CFN Rodrigo posa para fotos com alunos do 1º ano. (Foto: Al. Júnior / Jornal Pelicano)
CFN Rodrigo posa para fotos com alunos do 1º ano. (Foto: Al. Júnior / Jornal Pelicano)

O Circuito, originado após a 1º Regata Poder Marítimo, partiu da iniciativa do CIAGA com a Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha. Seu intuito é promover a mentalidade marítima por meio do esporte. A fim de apresentar mais da cultura do mar para seus convidados, a cerimônia ainda contou com estandes do Instituto de Pesquisas da Marinha, da Diretoria de Hidrografia e Navegação, da Diretoria de Assistência Social da Marinha, da Diretoria de Portos e Costas, além de exposições com artigos dos Fuzileiros Navais, do GRUMEC e da Base Naval do Rio de Janeiro.

Da mesma forma, a EFOMM também abriu suas portas para o público. A partir da proposta de interação, os alunos monitores dos grêmios de náutica e de máquinas receberam os interessados, tanto marítimos como leigos, nos simuladores da escola, onde puderam experimentar a profissão.

Comandante do CIAGA brada junto com os alunos. (Foto: Al. Alessandro)
Comandante do CIAGA brada junto com os alunos. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

A disputa foi acirrada com as decisões disputadas metro a metro, segundo a segundo, no “sprint” final. A Esquadra, porém, foi, indiscutivelmente, a grande campeã da Etapa ficando com o 1º lugar em todas as categorias. O CIAGA – cujas equipes são formadas por alunos da EFOMM – também não ficou para trás. No total, os alunos conquistaram 4 medalhas de prata e 2 de bronze se destacando na etapa.

Tabela de Classificação da Etapa

Categoria/Classificação 1º Lugar 2º Lugar 3º Lugar
Sênior ESQUADRA CIAGA CIAW
Veterano ESQUADRA CIAW A CIAW B
Misto ESQUADRA CIAGA B CIAGA A
Aspirante ESQUADRA CIAGA B EN
Sub 24 ESQUADRA CIAGA CIAA
Feminino ESQUADRA DGMM CIAGA A

Confira a galeria de fotos do evento:

Fotos: Al. Alessandro e Al. Júnior / Jornal Pelicano

COMPARTILHAR
Aluno do 3º ano do curso de náutica da EFOMM e Comodoro do Grêmio de Vela e Remo