Nesta quarta-feira, no auditório do CIAGA, os alunos Matheus Costa e Rodrigo conversaram sobre o curso de náutica, e apresentaram as disciplinas estudadas no curso ao longo do segundo e terceiro ano, tais como Estabilidade, Hidrodinâmica, Manobra de navios, Técnicas do Transporte Marítimo, entre outras.

Logo após, foi convidado a subir ao palco, o CLC Menezes, inspetor geral da Transpetro e vice-presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante (CCMM), com uma belíssima carreira, contabilizando mais de 1 milhão de milhas navegadas, para conversar sobre a carreira de náutica e passar um pouco da sua experiência como maneira de incentivar os futuros pilotos.

Primeiramente, o Comandante Menezes agradeceu a oportunidade da palestra e parabenizou a ideia da Semana da Profissão como maneira de instruir os feras nas escolhas de suas carreiras. Logo após, ele falou sobre a história da navegação e a sua importância, mostrando fotos do cotidiano a bordo de navios da Transpetro, com suas acomodações, o passadiço e a praça de máquinas.

semanaprofCom o espaço aberto para perguntas, os alunos se mostraram interessados em saber mais sobre as vagas na praticagem e o que determina a permanência de um praticante na empresa. Basicamente, foi respondido que os grandes fatores para essa permanência são a competência e o empenho empregados ao longo do período de praticagem. Como confirmação disso, foi citado que a Transpetro possui muitos oficiais oriundos de EFOMM, inclusive nos cargos mais altos; e que ainda assim é preciso de mais, para abrigar a frota de 52 navios próprios e quase 300 de apoio.

Foi perguntado também quais são as condições de trabalho das mulheres, e se seus direitos são mesmo respeitados, como em caso de gravidez o que é feito com a oficial. O Comandante Menezes respondeu que elas possuem sim a igualdade de direitos, inclusive em casos de gravidez, quando as profissionais desembarcam e ainda assim continuam ganhando seus salários equiparados a quando embarcadas.

Perto do fim, levantou-se a questão sobre o controle emocional em situações de emergência. Para tal, foi dito que para o mesmo ocorra, é de suma importância a realização dos treinamentos com seriedade, pois assim, na hora do imprevisto, a execução dos procedimentos será feito de maneira mais natural.

Também esteve presente no auditório, o CLC Raildo Nascimento Junior, que contou a sua experiência de um casamento com uma tripulante da sua turma de escola, e que juntos deram certo e souberam separar a hora do profissionalismo, da hora do relacionamento, e estão juntos até hoje.

Para encerrar, os alunos Mathias (Diretor Extraclasse da SAMM) e o aluno Matheus Costa (Presidente do Grêmio de Náutica), entregaram aos CLC os certificados de presença, sendo agraciados por todos com uma calorosa salva de palmas.