Assim como na visita do dia 12, as vagas foram prioritárias para os primeiro-anistas, porque eles ainda estão em época de escolha de curso. “Esse tipo de ação é importante, especialmente no 1° ano, porque apresenta o ambiente de trabalho e ajuda a ter certeza do curso que se está escolhendo” afirmou o segundo-anista Luiz Ferreira.

Na primeira visita ao Far Sagaris, a aluna Nathalia mudou a sua decisão pelo curso de Máquinas. “A praça de máquinas do navio é excelente, é tudo muito moderno e refrigerado, não é como imaginam a maioria das pessoas, não é nem tão quente assim” ressalvou antes de afirmar que mudou de ideia por não ter conseguido se imaginar trabalhando na oficina do barco. “Quando o [2OM] Eduardo disse que era ali que eles passavam a maior parte do tempo eu tive certeza que não me acostumaria.”

O navio é uma embarcação acima da média. “O Far Sagaris não é o padrão, ele não deve ser tomado como parâmetro, está acima da média” disse o 2ON Rafael. Ele conduziu os primeiro-anistas junto com a 2ON Verônica pelos compartimentos do ancoradouro. Atualmente, o navio está passando pela sua primeira docagem obrigatória de 5 anos.

A praça de máquinas do barco é 100% automatizada, tem CCM refrigerado com controles e painéis replicáveis até no camarote. O seu sistema de governo possui 2 eixos e 2 lemes, 3 propulsores laterais e 1 azimutal. Tudo pode ser comandado por 4 estações de navegação direto do passadiço, que tem visão privilegiada para o convés de serviço. Ele conta, ainda, com um avançado turco lançador de ROVs e 2 guinchos de comando remoto.

Uma relação foi passada nas salas de aula para inscrição dos alunos interessados na visita. Os nomes também foram coletados nos grupos da turma pelas redes sociais. O sorteio foi realizado pelo serviço  Sorteio.com. Os alunos Anselmo, Danielle Monteiro, Angela Salles, Diego Monteiro, Tania Bittencourt, Isabelle Coimbra, Santiago, Daniel Martins e Saldanha foram os sorteados.

A aluna do 2o ano Ana Luiza também participou da visita. Segundo ela, a parte mais legal foi que puderam ver por debaixo da quilha, já que ele se encontrava em dique seco. “Até pudemos ver as chapas do costado sendo reparadas” comentou a segunda-anista.

Os equipamentos de proteção individuais foram cedidos pelo Grêmio de Náutica da EFOMM. A visitação foi autorizada pelo comandante da embarcação.

Novas oportunidades de visitação devem surgir em breve. Os alunos Monteiro, Garla e Igor trabalham para conseguir mais oportunidades como essa para todo o corpo de alunos. No entanto, a prioridade é para os alunos do 1° ano que ainda não visitaram nenhuma embarcação.

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.