Com a presença de diversas autoridades, dentre elas o Chefe de Estado Maior da Armada, Ex.mo Sr. Almirante de Esquadra Carlos Augusto de Souza, o Diretor Geral de Navegação, Ex.mo Sr.  Almirante de Esquadra Wilson Barbosa Guerra, o Diretor Geral de Portos e Costa, Ex.mo Sr. Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, o ex-comandante do CIAGA, Ex.mo Sr. Vice-Almirante Victor Cardoso Gomes e representantes da IMO (IOrganização Marítima Internacional), a cerimônia fez alusão aos primórdios da Marinha Mercante em nossa nação, exaltando o empreendedorismo da histórica figura do Visconde de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa, cuja contribuição rendeu-lhe o título de Patrono da Marinha Mercante Brasileira. O Colégio Visconde de Mauá, cujo nome traz em si um sinal de respeito ao “Empresário do Império”, também honrou a formalidade com sua vinda à formatura, que teve seu ponto alto com a chegada da tropa composta pelos alunos da EFOMM.

Por instruir profissionais da Marinha Mercante desde a sua formação até os mais elaborados níveis de cursos existentes para a área, e por fazer parte, igualmente, da condição de aquaviária, a Marinha do Brasil celebrou a ocasião junto à sua irmã naval. Em passo marcial, os alunos que encarnam a união dessas duas gigantes representantes do Brasil levaram sua jovial homenagem ao pátio de formaturas, onde militares novos e antigos, civis, estudantes, marítimos, representantes de companhias mercantes nativas e estrangeiras e nosso própria e sagrada Bandeira Nacional já abrilhantavam o dia.

Convenções da IMO – Implementação Efetiva

A cada ano, além das comemorações alusivas à data, a Organização Marítima Internacional, autoridade máxima no comércio marítimo mundial, escolhe um tema a ser refletido, como uma forma de lembrar não só as conquistas alcançadas no âmbito da segurança e da prosperidade navais, mas também que um árduo caminho ainda se estende à frente daqueles que trilham as estradas do mar. Desta vez o tópico escolhido foi a ratificação das convenções da IMO, regras criadas para melhorar as condições de trabalho no mar, padronizar os procedimentos e assim salvaguardar não só os interesses das nações envolvidas e as vidas daqueles que fazem da imensidão azul seu lar, mas também o próprio meio ambiente. Com um total de 53 Convenções ratificadas, a agência da ONU trabalha com afinco para, além de criar mais, fiscalizar seu real cumprimento.

Alunos da EFOMM em cerimônia alusiva ao Dia Marítimo Mundial (Foto: Al. Francesquetto / Jornal Pelicano)

Dessarte, mesmo entre festejos e ovações, um legado de fortuna e bonança é construído sobre os esforços ininterruptos de todos que lidam com o transporte aquaviário.

Concessão do Distintivo de Comodoro

O Diretor de Portos e Costa, após avaliação rigorosa de currículo, decidiu conceder a honraria do título de Comodoro ao CLC Sérgio M. Franco por seus imprescindíveis anos de serviço na Marinha Mercante. A escolha da presente data para a nomeação serviu para iluminar ainda mais a formalidade.

Título de Comodoro da Marinha Mercante é entregue ao CLC Sérgio M. Franco. (Foto: Al. Francesquetto / Jornal Pelicano)

O título de Comodoro é concedido apenas àqueles Capitães de Longo Curso que cumpriram rigorosamente uma série de requisitos e mostraram-se dignos da distinção.

Nossa Mensagem

O Jornal Pelicano, orgulhoso de fazer parte desse meio e poder levar a todos notícias não só do cotidiano da EFOMM, mas também tangentes à vida a bordo, deseja um Feliz Dia Mundial Marítimo.

 

Confira as fotos do evento na galeria abaixo:

Foto: Al. Francesquetto / Jornal Pelicano

COMPARTILHAR
Aluno do terceiro ano de Náutica, atualmente é o Vice-Presidente do Jornal Pelicano.