O segundo navio do Promef a entrar em operação saiu do Terminal Aquaviário da Baía de Ilha Grande (Tebig), em Angra dos Reis, transportando 1 milhão de barris de petróleo do Campo de Lula – em sua primeira viagem internacional, o João Cândido carrega o compromisso de atender às demandas do pré-sal.

A embarcação partiu com destino a portos chilenos; a primeira parte da carga será descarregada em Talcahuano e o restante no novo terminal da estatal Empresa Nacional de Petróleo (Enap), na baía de San Vicente. A chegada de João Cândido ao Chile está programada para amanhã, dia 14 de julho.

João Cândido foi o primeiro navio construído para o Promef no Nordeste e está em operação desde 2012. Possui 274 metros de comprimento e capacidade para transportar 157,7 mil toneladas de porte bruto, podendo carregar até 1 milhão de barris (equivalente a quase metade da produção diária do país). A embarcação é uma das sete colocadas em operação por meio do Promef – os navios de produtos Celso Furtado, Sergio Buarque de Holanda, Rômulo Almeida e José Alencar e os suezmax João Cândido, Zumbi dos Palmares e Dragão do Mar –, dentro do total de 49 navios encomendados pela Transpetro. 

Fonte: Portos e Navios 

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Máquinas e Membra Honorária do Jornal Pelicano. Foi aluna da EFOMM de 2013 a 2015, Comandante de Companhia, Adaptadora-aluna, Atleta da Equipe de Basquete, Monitora do Grêmio de Máquinas, Escritora e Presidente do Jornal Pelicano.