Sem entrar no mérito da tática moderna adotada, de toques rápidos, tabelinhas e domínio de meio campo e da preparação de longo prazo, só resta uma justificativa para a avassaladora vitória alemã: entrosamento. E, que se diga de passagem, também alcançado com muito suor, como se demonstra no vídeo abaixo, que tem como título a frase : “Uma equipe é mais do que onze jogadores de futebol.”

A ação foi realizada aqui mesmo, no litoral brasileiro, em um dos maiores veleiros de exploração do mundo. O homem que aparece no vídeo motivando os jogadores alemães é Mike Horn, um velejador que ficou conhecido por realizar sozinho uma volta completa ao redor do planeta, em latitude zero, num barco à vela. No vídeo, porém, ele afirma que, velejar sempre será um surpreendente exercício de envolvimento de equipe. “Nem todo jogador profissional tem a oportunidade de içar velas com mais de 40m, juntos.”

No fim, ele ainda faz uma das declarações que parece mesmo ter movido a equipe de Joachim Löw, infelizmente, a impor aquela massacrante derrota ao time brasileiro: “Se a vontade de vencer se torna maior que o medo de perder, eu não me dou nenhuma alternativa: vencer não é tudo, é a única opção.”

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.