Segundo a Bíblia, Noé recebeu mensagem de Deus alertando sobre o grande dilúvio: para sair dessa e salvar sua família e um casal de animal de cada espécie, ele teria que construir uma enorme arca. Foi o que ele fez. Em seguida, durante quarenta dias e quarenta noites, choveu. Crenças à parte, essa história inspirou Aleksandar Joksimovic e Jelena Nikolic, arquitetos da Sérvia, a projetar uma cidade flutuante: a Noah’s Ark.

Noah’s Ark é uma cidade auto-sustentável na água que poderá suportar humanos e todas as outras espécies de animais, além de plantas, que forem expulsas da terra por desastres naturais, guerra, ou seja qual for o problema que poderá acontecer no futuro.

A estrutura da Arca consistirá em paredes de 64 metros que protegeriam os habitantes da “ilha”. Se o problema for estabilidade, várias “arcas” seriam interligadas por meio de cabos submarinos e todas teriam colunas presas com hastes flexíveis no fundo do oceano. Para a geração de energia seria usados o Sol, ventos e marés. A água já seria coletada por um sistema de captação espalhado por toda a ilha.

Noah’s Ark é harmonicamente dividida para reunir moradias, escritórios, áreas de plantio e de lazer e espaço para convivência e criação de animais.  E se esses moradores passarem por situações de emergência, há um plano de segurança disponível. Os habitantes iriam se recolher em bolhas de ar, isoladas do meio externo e à prova de enchentes, localizadas no subterrâneo.

Fonte: Exame, Evolo