A gravação é de abril de 2010, mas só foi liberada pela Marinha Alemã, recentemente. O incidente ocorreu com o navio MV Taipan de bandeira alemã. Tudo foi registrado por um avião de reconhecimento há cerca de 500 milhas náuticas da costa somaliana.

 

 
Na ocasião, todos os 13 tripulantes se abrigaram em um compartimento de segurança após terem desligado os motores e imobilizado a embarcação. Antes, porém, eles conseguiram, com suceso, contactar, por rádio, o navio de guerra HNLMS Tromp de uma patrulha naval próxima à região.
 
A caminho do local, o patrulheiro interceptou o navio-mãe dos piratas, que, provavelmente, levava reforços para os 10 sequestradores a bordo do conteneiro. Tiros foram disparados e eles fugiram.
 
 
Depois de algumas horas e diversas tentativas de negociação frustradas, percebeu-se que os piratas não desistiriam. Então, decidiu-se pela execução de uma operação de resgate. Um grupamento de fuzileiros navais alemães da Unidade de Intervenção Mariniers desceu a bordo do navio sob cobertura de um helicóptero do Tromp. Numa ação rápida e precisa eles cercaram todos os 10 piratas sem chances de resistência. Os tripulantes foram resgatados a salvo e os piratas foram levados sob custódia.
 

 

Mais tarde, fontes da Força Aérea Alemã divulgaram que se acompanhou desde o princípio o incidente através do avião de reconhecimento e, apenas, aguardava-se confirmação de que os tripulantes estavam seguros para que ações mais perigosas fossem adotadas. Assim que o contato da tripulação atestou-a, o Tromp foi autorizado a agir.
 
 
Explore, curta, comente e compartilhe o novo Jornal Pelicano!
COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.